Familiares e colegas se preparam para amigo-secreto

Conforme pesquisa do SPC, brincadeira pode atingir 51,6 milhões de brasileiros neste ano e movimentar cerca de R$ 5,1 bilhões

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 24/12/2018
Horário 05:58

A temporada do amigo-secreto chegou e muitos já estão entrando no clima e se preparando para a troca de presentes neste fim de ano. Esse papelzinho secreto que tiramos em uma reunião de família ou até mesmo no trabalho pode atingir 51,6 milhões de brasileiros neste ano e movimentar cerca de R$ 5,1 bilhões na economia nacional, aponta uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil. Conforme os dados, entre os pesquisados a intenção de participação atingiu 34% do total e os grupos mais “atingidos” por essa brincadeira são familiares, colegas de trabalho e amigos. Algumas pessoas entram na “onda” porque gostam do evento (50%) e outras porque é uma boa maneira de presentear gastando menos dinheiro (46,8%). Há até quem participe apenas para não ser julgado antissocial (13,8%).

A auxiliar de vendas Jessica Costa Silva, 25 anos, conta que anualmente faz questão de participar de todos os amigos-secretos para os quais é convidada, assim como busca incentivar quem está na dúvida. Ela explica que fazer parte dessas brincadeiras traz uma certa leveza, pois é interessante estar com as pessoas que fizeram parte do ano, assim como presentear e colocar amor, carinho e o espírito natalino no momento. Ela conta que em seu trabalho existem cerca de 20 funcionários, mas 10 optaram por participar da brincadeira. Ela acrescenta que o clima já está mais amigável e descontraído: “Todos ficam tentando adivinhar quem pegou quem”.  Jessica conta que neste ano resolveram fazer o sorteio por meio de um site e o diferencial é que as pessoas podem enviar mensagens secretas anonimamente uma para a outra.

A tradicional brincadeira pode contar com o apoio da tecnologia sem precisar dos papeizinhos. Os aplicativos podem ser baixados nos aparelhos celulares a fim de evitar erros ou repetições. O estudante de Educação Física, Caio Henrique Miranda da Honda, 20 anos, comenta que ao todo 25 pessoas da sua família participam do amigo-secreto e lá as revelações iniciam do mais velho para o mais novo. Quanto à tradição, ele acredita que antes de tudo a brincadeira ajuda a prevalecer o espírito natalino e a união da família. “O intuito não é ganhar presente, a questão é saber que tem pessoas que gostam de estar sempre conosco”. O costume já existe há gerações na família dele e deve permanecer por muito tempo ainda, pois, segundo Caio, além de ser um momento gostoso é algo que agrada a todos.

DICAS DE APPS

Entre os aplicativos para celular que realizam sorteios de amigo-secreto, estão: Papelzinho, Amigo Secreto Inteligente, Meu Amigo Secreto, Amigo Secreto Natal e Ano Novo.

Publicidade

Veja também