Durante toda a semana é comemorada a 19ª Semana da Geografia na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, juntamente com o 5° Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia e o 14° Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. A junção dos eventos vem com o tema: “Neoliberalismo e geopolítica da América Latina” e estima-se que até último dia de atividades compareçam cerca de 400 pessoas. O coordenador da Geografia, Nécio Turra Neto, afirma que o objetivo é valorizar o curso diante dos alunos, pois acredita que é necessário romper o “desprestígio” da licenciatura. As atividades seguem até sexta-feira e contará com oficinas, minicursos, mesa-redonda, conferências e bate-papos.
Na manhã de ontem, foram desenvolvidas apresentações de trabalhos e, logo após, foram realizados debates, divididos em sete eixos educacionais, que foram: Neoliberalismo, geopolítica e América Latina; Geografia, questões étnicos raciais e de gênero; Educação em Geografia: Diálogo docente e ensino na escola; Teoria e prática: O trabalho, a saúde e a geografia; Região e cidade: Desenvolvimento e urbanização; Dinâmicas naturais e questões ambientais; e Espaço rural: Questão agrária e relação cidades-campo.
Nécio fala que esses eventos são importantes, pois além de buscar integrar os alunos, promovem uma reflexão sobre os diversos temas, e, sobretudo, fortalecem a graduação. “A nossa unidade é uma referência em pós em Geografia no Brasil, por isso achamos importante integrar esse evento na programação, pois uma pós-graduação forte também fortalece a graduação”. Ele fala que um evento nacional também foi integrado para promover uma reflexão sobre a licenciatura, pois traz pessoas renomadas na geografia brasileira. “Isso atua como uma valorização da licenciatura, pois a maioria dos alunos está desmotivada quanto à realidade do mercado de trabalho”, afirma.
Participação
O mestre em Geografia, Matheus Lima, 26 anos, resolveu apresentar seu trabalho sobre o desenvolvimento sustentável em Cabo, município da Paraíba. Ele fala que a ideia do tema surgiu a partir da participação de um congresso que participou na cidade e se deparou com a realidade do local. “Aqui, nós apresentamos um resumo expandido, pois os trabalhos ainda estão sendo desenvolvidos. Senti a necessidade de estudar a realidade do local, pois muitas pessoas vivem naquela região sem o mínimo do sistema sanitário”, fala. Ele diz que esses debates são muito importantes, pois acredita que cada vez menos haverá recursos para manutenção da educação pública. “Esse tipo de evento é uma forma de resistência e expande a relação entre alunos de diversos campi e de outras universidades”, frisa.
A estudante do 4° ano de Geografia, Samara Dantas, 22 anos, acompanhou o evento e diz que, além do conhecimento científico, o momento ajuda no desenvolvimento da criticidade perante a realidade que está inserida. “Dentro de todas as temáticas que a geografia nos oferece, desde o meio ambiente, geografia física, até mesmo a geografia humana e questões geopolíticas, podemos reconhecer os fatores que os influenciam e como atuam no nosso meio”, declara.
PROGRAMAÇÃO
HOJE
Evento: Oficinas culturais e minicursos
Horário: 8h às 12h
Local: FCT/Unesp
Evento: Filme: “Ele está de volta”
Horário: 9h às 12h
Local: Anfiteatro 2 - FCT/Unesp
Evento: Minicursos
Horário: 14h às 18h
Local: FCT/Unesp
Evento: Mesa-redonda: “Atual crise econômica e política: Efeitos e perspectivas no Brasil e América Latina”
Horário: 19h às 22h
Local: Anfiteatro 1 - FCT/Unesp
AMANHÃ
Evento: Minicursos
Horário: 8h às 12h
Local: FCT/Unesp
Evento: Filme: “O Processo”
Horário: 9h às 12h
Local: Anfiteatro 2 - FCT/Unesp
Evento: Minicursos
Horário: 14h às 18h
Local: FCT/Unesp
Evento: Mesa-redonda: “Geopolítica da América Latina: Diálogos e aproximações”
Horário: 19h às 22h
Local: Anfiteatro 1 - FCT/Unesp
SEXTA-FEIRA
Evento: Mesa-redonda: “Coletivos da FCT”
Horário: 8h às 12h
Local: Anfiteatro 1 - FCT/Unesp
Evento: Roda de conversa: “Desafios e perspectivas para o profissional de geografia”
Horário: 14h às 18h
Local: Anfiteatro 1 – FCT/Unesp
Evento: Conferência de encerramento
Horário: 19h às 22h
Local: Anfiteatro 1 - FCT/Unesp