FCT vai receber alimentos para restaurante via programa da Fundação Itesp

Chamada pública para Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social se encerra nesta segunda-feira (24) para agricultores da região poderem fornecer produtos à instituição

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/04/2023
Horário 10:09
Foto: Roberto Mancuzo
Reunião entre direção da FCT Unesp e Itesp para definir processo de fornecimento de alimentos ao restaurante universitário via programa PPAIS
Reunião entre direção da FCT Unesp e Itesp para definir processo de fornecimento de alimentos ao restaurante universitário via programa PPAIS

A FCT/Unesp finaliza nesta segunda-feira (24) a chamada pública para o credenciamento de agricultores familiares para atendimento do PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social) do governo estadual e coordenado pela Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo). O objetivo é o fornecimento de produtos para o RU (Restaurante Universitário).

O PPAIS é um programa do Itesp, que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar paulista. Na prática, é uma política pública em que o governo compra frutas, verduras, legumes e outros alimentos que serão utilizados para produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais, escolas, presídios, entre outras instituições.

A FCT Unesp iniciou as tratativas para adesão ao programa ainda no começo deste ano. Em uma das reuniões, estiveram presentes os membros do Itesp, Osmar Berbert, técnico administrativo; Elvano Nunes Dourado, supervisor da fundação em Presidente Bernardes; e Clóvis Etto, gestor do PPAIS, juntamente com o vice-diretor da FCT, professor Dr. Ricardo Pires de Paula.

Ao aderir ao programa e após finalizada a chamada pública, a FCT Unesp receberá alimentos para abastecer o Restaurante Universitário, que hoje produz em média 350 refeições diárias para a comunidade acadêmica.

Segundo o supervisor da Seção Técnica de Materiais da FCT Unesp, Genival Cesar Soares, o dia 24 de abril é o prazo final para apresentação dos fornecedores de alimentos e a partir do dia 2 de maio iniciará o período de abastecimento e mudança no Restaurante Universitário.

Segundo o vice-diretor da FCT, professor Dr. Ricardo Pires de Paula, ao aderir ao programa, a universidade abre as portas para oferecer uma alimentação mais saudável para a comunidade acadêmica e ao mesmo tempo ainda fortalece os laços com os produtores locais. “A universidade tem esta responsabilidade também de fomentar a produção local. Já há parcerias importantes com movimentos de agricultores que produzem localmente, dentro de uma lógica sustentável e agroecológica e aderir ao PPAIS significa valorizar e incentivar estas práticas”, disse.

“É uma experiência que desde 2014 não é realizada na FCT e que esperamos, aos poucos, ampliar a alimentação saudável (orgânica e/ou agroecológico) para nossos estudantes e contribuir com a geração de renda e oportunidades dos milhares de agricultores assentados em nossa região”, finaliza o vice-diretor da FCT.

O PPAIS recebeu no ano passado o melhor programa de fomento de compra de produtos da agricultura familiar da América Latina.

Para o técnico administrativo e membro do Itesp, Osmar Berbert, o programa valoriza o trabalho do produtor, pagando um preço justo e valorizando assim a agricultura. “Isso facilita também o acesso do produtor as entidades, podendo vender o que ele quer e da forma que quer.”

Ainda segundo Osmar Berbert, a entrada da FCT Unesp é muito bem-vinda porque incentiva novas parcerias entre o agricultor e a instituição. “No caso da Unesp por exemplo, através do programa poderão comprar e receber produtos frescos e colhidos no dia. Também estamos caminhando para uma produção orgânica. É um programa muito bom para os dois lados.”

A Fundação Itesp está vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento e atualmente é o órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também