Febre nas redes sociais, morango do amor impulsiona vendas em Prudente

Confeiteiras da cidade relatam aumento da procura pelo doce à base da fruta, brigadeiro e calda caramelizada que virou tendência na internet

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 27/07/2025
Horário 07:10
Foto: Cedida/@docurasdamila_018
“O ingrediente principal é o amor pela confeitaria e a paixão pelo doce”, conta Michelle Silva, proprietária da Doçuras da Milla
“O ingrediente principal é o amor pela confeitaria e a paixão pelo doce”, conta Michelle Silva, proprietária da Doçuras da Milla

O morango do amor está em alta, está no “hype”. Junto ao boneco labubu, aos livros de colorir Bobbie Goods, e ao “qual é minha bênção, ChatGPT?”, o doce é uma das tendências do momento nas redes sociais. Conforme o Google Trends, o termo começou a ganhar força a partir da segunda metade de julho e atingiu seu pico de popularidade nesta quinta-feira. 

A reportagem de O Imparcial conversou com confeiteiras de Presidente Prudente para saber se a febre da guloseima, que está pegando fogo nas redes sociais, aqueceu a procura por essa sobremesa composta, basicamente, por morango, brigadeiro e calda caramelizada vermelha. De antemão, a resposta é unânime: sim, a demanda pelo morango do amor está em alta. 

“Comecei a produção dos morangos do amor no domingo [20] à noite. Assim que publiquei o vídeo nas redes sociais, imediatamente choveram pedidos! Foi surpreendente ver como o doce despertou tanto interesse em tão pouco tempo”, conta Ana Paula Cunha, proprietária da Doce Terapia. 

“Aqui nós começamos a produção no dia 16, já com bastante pedidos e com muitas vendas. Como ele está ‘bombando’ na internet, acaba que os outros doces tenham uma saída menor”, diz Gabriela Alencar, dona da Doces Chocobia. 

“Comecei a produção do doce morango do amor em 2 de julho. A unidade do morango do amor tradicional está saindo R$ 13. O morango do amor tomou conta das minhas principais produções, mas estou realizando os outros doces do cardápio por encomenda”, comenta Michelle Silva, proprietária da Doçuras da Milla. 

A confeiteira Janaína Amariz de Jesus, por sua vez, conta que começou a produzir o doce na última quarta-feira (24) a partir do pedido de uma amiga, que precisava de fotos para expor uma embalagem. “Nem era para vender. E aí quando ela divulgou para outras pessoas, eu recebi um pedido de 15 unidades. Então, eu tive que começar a fazer. Ontem [23] eu produzi uma remessa, hoje [24] outra e amanhã [25] vou ter que produzir também, porque os pedidos continuaram”. Segundo a confeiteira, a procura pela guloseima está tão em alta que se ela produzisse uma remessa de 200 unidades em um único dia teria vendido todas. 

Confeiteiras explicam motivos da popularidade

Questionadas sobre o motivo da popularidade do morango do amor, as confeiteiras dão suas perspectivas. Entre os principais argumentos estão: o clima afetivo das festas juninas, a beleza e o sabor do produto. 

“Eu acredito que por ser um doce que é gostoso e o morango é uma fruta muito consumida na confeitaria no Brasil. Com essa roupagem, com essa calda, ele ficou um produto bonito também. Os influenciadores começaram então a divulgar e eu acredito que foi um conjunto de situações que fizeram, então, com que o doce virasse tendência, viralizasse”, expressa Janaína. “Por ser um doce diferente e que agrega um sabor irresistível”, indica Michelle.  “Ele atrai muito por ser um doce bonito por fora e por dentro.

Por ser uma época de festas juninas, ele lembra bastante a maçã do amor”, aponta Gabriela. “Acredito que a popularidade do morango do amor tem muito a ver com o clima junino, que sempre traz à tona sabores afetivos e tradicionais”, observa Ana Paula. 

Toque especial de cada receita

As entrevistadas pela reportagem também elencaram os diferenciais em suas receitas do morango do amor. Além da base comum, composta por morango, brigadeiro e calda caramelizada, cada confeiteira imprime um diferencial ao seu morango do amor.
“O diferencial da minha receita é o brigadeiro no sabor baunilha e a casquinha superfina, retirando todo o excesso da calda e claro que não pode faltar o brilho dourado com uma calda na cor vermelho bordô”, descreve Gabriela Alencar, dona da Doces Chocobia (@doces_chocobia).

“O grande diferencial da minha versão é o brigadeiro branco. Enquanto o morango e a casquinha são semelhantes a de outras receitas, o que realmente destaca o nosso morango do amor é a qualidade e o sabor do brigadeiro branco artesanal, feito com muito cuidado. É isso que faz com que cada mordida seja especial e única!”, indica Ana Paula Cunha, proprietária da Doce Terapia (@doceterapiaprudente). 

“O diferencial do meu produto é a apresentação, e é a qualidade dos ingredientes, né? Então, o morango é selecionado. O brigadeiro é cremoso, gostoso. Os de chocolate, são chocolate mesmo que eu faço. A calda de açúcar é feita todos os dias”, relata a confeiteira Janaína Amariz de Jesus (@janainaamarizconfeitaria). 

“Além de usar ingredientes minuciosamente selecionados, que são de ótima qualidade, o ingrediente principal é o amor pela confeitaria e a paixão pelo doce”, finaliza Michelle Silva, proprietária da Doçuras da Milla (@docurasdamila_018). 

Cedida/@doceterapiaprudente

Além da base comum, composta por morango, brigadeiro e calda caramelizada, cada confeiteira imprime um diferencial ao seu morango do amor

Cedida/@doces_chocobia

“O diferencial da minha receita é o brigadeiro no sabor baunilha e a casquinha superfina”, descreve Gabriela Alencar, dona da Doces Chocobia 

Cedida/@janainaamarizconfeitaria

Clima afetivo das festas juninas, beleza e sabor do produto estão entre principais argumentos das confeiteiras para explicar popularidade do morango do amor

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