O morango do amor está em alta, está no “hype”. Junto ao boneco labubu, aos livros de colorir Bobbie Goods, e ao “qual é minha bênção, ChatGPT?”, o doce é uma das tendências do momento nas redes sociais. Conforme o Google Trends, o termo começou a ganhar força a partir da segunda metade de julho e atingiu seu pico de popularidade nesta quinta-feira.
A reportagem de O Imparcial conversou com confeiteiras de Presidente Prudente para saber se a febre da guloseima, que está pegando fogo nas redes sociais, aqueceu a procura por essa sobremesa composta, basicamente, por morango, brigadeiro e calda caramelizada vermelha. De antemão, a resposta é unânime: sim, a demanda pelo morango do amor está em alta.
“Comecei a produção dos morangos do amor no domingo [20] à noite. Assim que publiquei o vídeo nas redes sociais, imediatamente choveram pedidos! Foi surpreendente ver como o doce despertou tanto interesse em tão pouco tempo”, conta Ana Paula Cunha, proprietária da Doce Terapia.
“Aqui nós começamos a produção no dia 16, já com bastante pedidos e com muitas vendas. Como ele está ‘bombando’ na internet, acaba que os outros doces tenham uma saída menor”, diz Gabriela Alencar, dona da Doces Chocobia.
“Comecei a produção do doce morango do amor em 2 de julho. A unidade do morango do amor tradicional está saindo R$ 13. O morango do amor tomou conta das minhas principais produções, mas estou realizando os outros doces do cardápio por encomenda”, comenta Michelle Silva, proprietária da Doçuras da Milla.
A confeiteira Janaína Amariz de Jesus, por sua vez, conta que começou a produzir o doce na última quarta-feira (24) a partir do pedido de uma amiga, que precisava de fotos para expor uma embalagem. “Nem era para vender. E aí quando ela divulgou para outras pessoas, eu recebi um pedido de 15 unidades. Então, eu tive que começar a fazer. Ontem [23] eu produzi uma remessa, hoje [24] outra e amanhã [25] vou ter que produzir também, porque os pedidos continuaram”. Segundo a confeiteira, a procura pela guloseima está tão em alta que se ela produzisse uma remessa de 200 unidades em um único dia teria vendido todas.
Questionadas sobre o motivo da popularidade do morango do amor, as confeiteiras dão suas perspectivas. Entre os principais argumentos estão: o clima afetivo das festas juninas, a beleza e o sabor do produto.
“Eu acredito que por ser um doce que é gostoso e o morango é uma fruta muito consumida na confeitaria no Brasil. Com essa roupagem, com essa calda, ele ficou um produto bonito também. Os influenciadores começaram então a divulgar e eu acredito que foi um conjunto de situações que fizeram, então, com que o doce virasse tendência, viralizasse”, expressa Janaína. “Por ser um doce diferente e que agrega um sabor irresistível”, indica Michelle. “Ele atrai muito por ser um doce bonito por fora e por dentro.
Por ser uma época de festas juninas, ele lembra bastante a maçã do amor”, aponta Gabriela. “Acredito que a popularidade do morango do amor tem muito a ver com o clima junino, que sempre traz à tona sabores afetivos e tradicionais”, observa Ana Paula.
As entrevistadas pela reportagem também elencaram os diferenciais em suas receitas do morango do amor. Além da base comum, composta por morango, brigadeiro e calda caramelizada, cada confeiteira imprime um diferencial ao seu morango do amor.
“O diferencial da minha receita é o brigadeiro no sabor baunilha e a casquinha superfina, retirando todo o excesso da calda e claro que não pode faltar o brilho dourado com uma calda na cor vermelho bordô”, descreve Gabriela Alencar, dona da Doces Chocobia (@doces_chocobia).
“O grande diferencial da minha versão é o brigadeiro branco. Enquanto o morango e a casquinha são semelhantes a de outras receitas, o que realmente destaca o nosso morango do amor é a qualidade e o sabor do brigadeiro branco artesanal, feito com muito cuidado. É isso que faz com que cada mordida seja especial e única!”, indica Ana Paula Cunha, proprietária da Doce Terapia (@doceterapiaprudente).
“O diferencial do meu produto é a apresentação, e é a qualidade dos ingredientes, né? Então, o morango é selecionado. O brigadeiro é cremoso, gostoso. Os de chocolate, são chocolate mesmo que eu faço. A calda de açúcar é feita todos os dias”, relata a confeiteira Janaína Amariz de Jesus (@janainaamarizconfeitaria).
“Além de usar ingredientes minuciosamente selecionados, que são de ótima qualidade, o ingrediente principal é o amor pela confeitaria e a paixão pelo doce”, finaliza Michelle Silva, proprietária da Doçuras da Milla (@docurasdamila_018).
Cedida/@doceterapiaprudente
Além da base comum, composta por morango, brigadeiro e calda caramelizada, cada confeiteira imprime um diferencial ao seu morango do amor
Cedida/@doces_chocobia
“O diferencial da minha receita é o brigadeiro no sabor baunilha e a casquinha superfina”, descreve Gabriela Alencar, dona da Doces Chocobia
Cedida/@janainaamarizconfeitaria
Clima afetivo das festas juninas, beleza e sabor do produto estão entre principais argumentos das confeiteiras para explicar popularidade do morango do amor