Feminista sim! Femista não!

OPINIÃO - Eunice Cruz

Data 22/03/2022
Horário 05:00

Trabalhando há mais de 30 anos para empoderar as mulheres, nos diferentes níveis sociais, fico surpresa ao encontrar muitas pessoas confusas e com receio de se declararem feministas. Indignada, apresso-me a esclarecer aos que torceram o nariz, que sou feminista, mas nada tenho a ver com os movimentos femistas, que chocam, quando extrapolam os limites da ordem e afrontam a sociedade. 
Infelizmente, tem acontecido uma interpretação errônea do movimento feminista por boa parte da sociedade. Há quem entenda, equivocadamente, que o feminismo é o lado oposto do machismo. Confundem o feminismo com femismo por falta de informação, fato que tem gerado o sentimento de repulsa ao feminismo, até mesmo por parte das mulheres. Quando se entende as distinções entre os dois, fica evidenciada a importância do feminismo.
O movimento feminista, desde a Revolução Francesa, lutou para obtenção de igualdade jurídica (direito de voto, de instrução, de exercer uma profissão ou poder trabalhar), já que as leis em vigor formalizavam juridicamente as diferenças entre os sexos masculino e feminino.
O movimento feminista contemporâneo luta pela libertação da mulher e por todas as questões que impactam sua vida e autonomia: educação, direitos políticos, liberdades civis, direitos trabalhistas, direitos reprodutivos, integridade física, saúde, violência, etc...
Hoje, há muitas vertentes, como o movimento radicale interseccional, negro, liberal, marxista. A segmentação leva em conta que mulheres de diferentes condições financeiras, sociais, etnias e culturas têm diferentes necessidades. 
Para lutar contra a opressão, surgiram movimentos, que se dizem feministas e jogam pesado, contra o machismo, misoginia e sexismo, termos que se referem à depreciação do gênero feminino. E, declarando uma guerra cujas armas e formas de lutar muitas vezes agridem e assustam a sociedade, mergulham nos princípios femistas, que se sustentam no pensamento que as mulheres são superiores aos homens. 
O machismo, originado em sistema patriarcal, é uma ideologia que prega a existência de uma hierarquia entre os gêneros, na qual o homem sempre se encontra em situação de superioridade em relação à mulher. 
E o femismo considera o homem um inimigo das mulheres, que deve ser inferiorizado. Trata-se de uma corrente de pensamento que não admite a igualdade entre homens e mulheres, equiparando-se ao machismo, uma vez que busca afirmar a todo custo a superioridade da mulher em relação ao homem.
O feminismo luta pela a emancipação da mulher, a fim de equipará-la ao homem, quanto aos direitos fundamentais, sociais, políticos e econômicos, entre outros. É um movimento filosófico, político e social que não menospreza os homens. Defende a igualdade entre os sexos, pois assim como um pássaro precisa das duas asas perfeitas para voar, a humanidade, para evoluir, precisa que homens e mulheres convivam harmonicamente, em equidade, ajuda mútua, respeito, amor e companheirismo. Nada a mais e nada a menos!
 

Publicidade

Veja também