Festival de Atletismo do Proerd reúne 120 alunos em Machado

Ex-atleta Claudinei Quirino estava lá incentivando a garotada, que disputou várias provas, desde revezamento 4x10 a arremesso de peso; escola campeã foi a Franco Montoro

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 02/10/2021
Horário 08:39
Foto: Cedida
Crianças participaram de várias provas, entre elas, o salto em distância
Crianças participaram de várias provas, entre elas, o salto em distância

O Complexo Esportivo Municipal de Álvares Machado ficou animado ontem com a presença de 120 alunos, de três unidades de ensino: 40 da Emeif (Educação Municipal Infantil e Ensino Fundamental) Franco Montoro, da própria cidade; 40 da EM (Escola Municipal) José Gilmar Mazini, de Santo Expedito; e 40 da EM Hilda Fiorese Dornelas, de Emilianópolis, que participaram do Festival de Atletismo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), sob a orientação do cabo-PM Emerson Policate, instrutor do projeto no 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).
Segundo o coordenador de Esportes de Álvares Machado, Cleyton Dutra, a atividade tem por objetivos proporcionar aos jovens um momento lúdico de esporte e promover a interação entre os alunos do Proerd. “A proposta é trabalhar para prevenir que os adolescentes tenham envolvimento com a droga e a violência”, destaca ele. 
Incentivados pelo ex-atleta, Claudinei Quirino, do projeto Talento Olímpico, as crianças participaram das provas de revezamento 4x10 masculino, revezamento 4x100 misto, corrida de rua, 50 m (metros) rasos, salto em distância masculino e feminino e arremesso de peso. A escola campeã da disputa foi a Franco Montoro.
Clayton ressalta que esse projeto é muito importante para as crianças e jovens. E que através dessa atividade, podem surgir futuros campeões para o atletismo. Ele lembra que recentemente, um aluno foi descoberto exatamente por esse programa do Proerd e foi campeão dos JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo): André Vinícius Celestino Benites, que atualmente é da Emeif Márcia Helena Fernandez de Araújo, do Parque dos Pinheiros, no salto em distância e velocidade 150 m rasos.
“Quem sabe daqui a alguns anos outros campeões aqui do Proerd possam estar representando suas escolas, em competições maiores como os JEESP e outras de nível nacional, assim como o André, que também estudou na escola Franco Montoro, descoberto no atletismo pelo professor Fábio Monteiro”, profetiza o coordenador de esportes.
Cleyton ressalta que o evento teve todo o apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Esportes de Machado, e dos professores, a lenda do atletismo José Aurélio Bernardo, conhecido por Lelo, e Carlos Augusto Costa, o Carlinhos, da pista da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, que atuaram como juízes.

Fotos: Cedidas

Estudantes de 3 unidades de ensino participaram da competição ontem



Garotada se animou com a presença do Talento Olímpico, Claudinei Quirino 


 

Publicidade

Veja também