Figueira do PUM deixará vazio difícil de ser preenchido

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 27/10/2022
Horário 05:18

Em breve, toda a sua imponência se resumirá às lembranças e memórias. Aquela que um dia embelezou uma área movimentada de Presidente Prudente, oferecendo sua sombra amiga nos dias mais quentes, não mais existirá. Após décadas de maus-tratos, que vão de envenenamentos a até alvo de incêndios, a majestosa figueira localizada ao lado do PUM (Parque de Uso Múltiplo) deixará um grande vazio.
Como noticiado por O Imparcial, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) prevê concluir até a próxima semana a erradicação da figueira. De acordo com a pasta, o trabalho das equipes foi retomado no início da manhã desta terça-feira, após a paralisação dos serviços por algumas semanas. Isso ocorreu devido às condições climáticas e pela necessidade do auxílio do Corpo de Bombeiros para dar andamento à retirada, sendo que esta nova etapa do serviço já é acompanhada pela corporação.
A secretaria aponta que foi alugado um guindaste para fazer a remoção do restante da copa da figueira. A expectativa era que, até o final da tarde de ontem, todos os galhos fossem retirados, restando apenas o tronco da árvore. O procedimento de erradicação foi iniciado no dia 13 de setembro, após análise fitossanitária apontar incapacidade de recuperação da espécie devido a agressões sofridas nos últimos anos.
A importância da “figueira do PUM” é tamanha para o município que ela, inclusive, se tornou um patrimônio paisagístico de Presidente Prudente. O decreto declarando proteção a ela e a outras três árvores na cidade foi assinado pelo ex-prefeito Nelson Roberto Bugalho em maio de 2018. É um triste fim para um belíssimo exemplar de figueira, que por tantos anos esteve ali, nos fazendo lembrar que, apesar do caos presente na vida urbana, a natureza resplandece. Infelizmente, após tantos ataques, a figueira chegou ao ciclo final de sua vida, deixando um vazio difícil de ser preenchido. 

Publicidade

Veja também