Força da mulher

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/02/2024
Horário 04:44

Lendo o 1º boletim que a Câmara de Prudente passa a publicar mensalmente neste ano, a edição de janeiro mostra a força mulher na vida pública da cidade, desde a fundação. O resgate histórico é sobre Isabel Dias Goulart, a Dona Bella (1893-1969).

NOME DE RUA
Ela era esposa do fundador Coronel Francisco de Paula Goulart (1879-1968) e tem seu nome perpetuado em uma das ruas mais antiga da cidade: a Rua Bella, que começa na Vila Euclides e termina na Vila Cláudia Glória.

A LOCALIZAÇÃO
Para ser mais preciso, seu início fica próximo ao Parque de Uso Múltiplo Coronel Miguel Brizola de Oliveira e termina na pista norte do Parque do Povo; a Avenida 14 de Setembro.

PÉ DO OUVIDO
A esposa do fundador era também a sua conselheira política. O perfil de Dona Bella foi obtido em registros deixados pelo historiador Ronaldo Macedo (1950-2021), que em São Paulo trabalhou em revistas da Editora Abril e em Prudente foi diretor do museu.

COMO ACESSAR
Vinculado à revista Escola do Legislativo Dona Ana, o boletim pode ser acessado em https://camarapprudente.sp.gov.br/temp/01022024100156BoletimABella-1%C2%AAEd.Jan2024.pdf; no site da Câmara Municipal.

POSIÇÃO DE REALCE 
O jornal O Imparcial aniversaria hoje. Está completando 85 anos, fundado em 2 de fevereiro de 1939. O Imparcial é uma marca forte que ao longo dos anos alcançou posição de referência entre os jornais mais longevos do interior paulista.

GESTÃO E TRAJETÓRIA
Sua consolidação se deu com gestão de Mário Peretti (1932-2010), Adelmo Vanalli (1934-2021) e Deodato da Silva. Seu diretor atual é Simonar Calmona, profissional de trajetória sucesso, como jornalista e como empreendedor.

CARÁTER REGIONAL
Jornal que nasceu com o caráter regional, ao noticiar na capa da 1ª edição a emancipação de Martinópolis. É o jornal que ajudou Epitácio a se desenvolver e deixar de ser apenas a cidade da beira do Rio Paraná para ser estância turística.

AÇÃO EM EXCESSO
Nestes tempos de “pandemia” de ansiedade, pré-candidatos às eleições municipais deste ano se mostram ávidos em manifestar suas intenções e para isso usam os recursos midiáticos da internet, a grande via da comunicação moderna. 

QUAL TEMPERATURA
Candidatos também buscam “medir a febre” do eleitor, no sentido de saber se sua possível candidatura vai decolar; seja para prefeito, vice-prefeito ou vereador; incluindo novos pré-candidatos e os que pretendem se reeleger.

FALTAM SEIS MESES
É preciso muito cuidado para que as publicações, incluindo o uso de qualquer mídia, não tenham o caráter de propaganda eleitoral, que só pode ser feita a partir de 16 de agosto, após o término do prazo para registro de candidaturas.

A DOSE CERTA
Aliás, tem um detalhe muito importante: propaganda (difusão de ideologia) e publicidade (voltada à venda de produtos e serviços) são iguais a remédio. Se tomar menos, não faz efeito. Se tomar mais, pode morrer. O que faz efeito é dose certa.

Publicidade

Veja também