Força de um legado: Maria Constantino segue passos do avô e se filia ao Republicanos

Com trajetória profissional de sucesso e inspiração familiar, a engenheira planeja possível candidatura a deputada estadual e defende união da região para garantir desenvolvimento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/08/2025
Horário 05:25
Foto: Cedida
Maria Constantino, engenheira ambiental, 37 anos
Maria Constantino, engenheira ambiental, 37 anos

O sobrenome Constantino sempre esteve ligado à história política de Presidente Prudente, e, agora, uma nova geração se prepara para continuar esse legado. Maria Constantino, neta do ex-prefeito Paulo Constantino, filiou-se ao partido Republicanos, sinalizando uma possível candidatura a deputada estadual e uma parceria política com Guilherme Piai, secretário de Estado. Em entrevista, ela compartilhou as motivações de sua decisão, que vai além da legenda.

"A minha ida para o Republicanos não é sobre legenda, é sobre o legado que a gente pode deixar e construir aqui no oeste paulista", afirmou. Maria explicou que a escolha pelo partido foi uma questão estratégica de grupo, visando unir forças com nomes importantes como o prefeito, o secretário de Estado e o governador Tarcísio de Freitas, que a convidou pessoalmente. A união, para ela, é a única forma de garantir que a região tenha mais de um representante nas esferas estadual e federal, atraindo projetos e investimentos.

Maria Constantino descreve a si mesma como uma "eterna sonhadora", que ainda acredita na possibilidade de melhorar o país. Ela atribui essa visão à sua criação. "Fui criada por um avô e uma avó fantásticos, que é o Paulo Constantino e Maria Auxiliadora", contou, emocionada. Com a ausência do pai, o avô foi uma figura fundamental em sua formação de valores, ensinando a ideologia do serviço. "A gente tem que servir, a gente tem que ser útil para a sociedade", um mantra que ela aplica em sua vida, seja no meio social ou no político.

A vocação para o trabalho técnico é um ponto de destaque em sua trajetória profissional. Como engenheira ambiental, Maria é hoje a gerente de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança) no projeto do primeiro trem de alta velocidade do Brasil, o TIC 3, que ligará São Paulo a Campinas. Ela se diz "muito realizada" na profissão e alinha sua visão com a do governador Tarcísio de Freitas, que "é um governador com muito foco na técnica".

Projetos para o futuro e importância do voto regional

Com o olhar voltado para a região, Maria Constantino revelou as pautas que pretende defender, caso sua candidatura se confirme. A prioridade é "desenvolver mais projetos" para melhorar a saúde, a segurança e a educação na região. Além disso, ela defende iniciativas como o desenvolvimento do Porto Seco e a redução da carga tributária para atrair novas empresas.

“Sou uma pessoa comum 
que vai para a rua e
conversa com todo mundo”

Ela finaliza a entrevista com um apelo à população. "A gente tem que sempre escolher pessoas que moram na nossa região e na nossa cidade, porque senão nós nunca vamos conseguir ter representante de verdade". Para Maria, o desenvolvimento do oeste paulista depende do fim da prática de eleger "paraquedistas" de outras regiões. Ao se colocar como "uma pessoa comum que vai para a rua e conversa com todo mundo", Maria se posiciona como uma candidata que busca o diálogo e a proximidade com o eleitorado, honrando o legado de seus avós com a missão de servir à comunidade.

Publicidade

Veja também