Força Tática tira traficantes de circulação

Levantamento recente aponta 194 registros de ocorrências envolvendo tráfico de drogas, em 21 municípios da região de Prudente

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/07/2020
Horário 14:00
Weverson Nascimento - Levantamento da Força Tática corresponde aos municípios do 18º Batalhão da PM Foto: Weverson Nascimento - Levantamento da Força Tática corresponde aos municípios do 18º Batalhão da PM

Viaturas de grande porte, motocicletas, armamentos, boina. Essas são algumas das características da Força Tática - grupo de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Preparada para atuar em ocorrências de maior gravidade, dentre elas o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, tem se destacado na produtividade regional.

De janeiro do ano passado a abril deste ano, a corporação somou 194 registros de tráfico e 47 de porte/uso de drogas. Ainda, apreendeu 1.031,45 kg de entorpecentes (cocaína, crack e maconha). Os números correspondem aos 21 municípios do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).

Responsável por comandar a Companhia de Força Tática no batalhão, o capitão PM Jefferson Paulo Romão explica que existe um trabalho maior de repressão ao comércio de entorpecentes, pelo fato de a região estar localizada geograficamente na rota interestadual do tráfico. A repressão também previne o cometimento de outros crimes, o que contribui para o reconhecimento regional na garantia da segurança pública.

Conforme o capitão, à medida que repreende o comércio, observa-se o crescimento no número de usuários, assim como a quantidade de pessoas que se envolvem com a venda.

“Percebemos que o uso de drogas não é apenas uma questão de polícia, mas uma questão social, portanto demanda um envolvimento de políticas públicas-sociais”, lembra. “[Os traficantes] acreditam ser um meio fácil de ganhar dinheiro, esquecendo-se das consequências penais e sociais - desestrutura pessoal e familiar, que a prisão por tal prática irá resultar”, expõe o comandante.

Segundo ele, o comércio regional independe de classes sociais e econômicas.

Preparação no combate

Quase que diariamente, a reportagem recebe ocorrências com participação da Força Tática, envolvendo drogas. Durante as apreensões, é comum que elas estejam no matagal, esconderijo dos traficantes, muitas vezes, em locais que podem dificultar o trabalho policial. Diante disso, é preciso que os militares estejam preparados para chegarem a estes locais.

“A Força Tática conta com uma parceria fundamental das equipes de Canil do 8º Baep [Batalhão de Ações Especiais de Polícia], que sempre que solicitadas prestam o apoio necessário, resultando na localização das drogas nessas áreas de difícil acesso e localização”, salienta o comandante.

Além deste apoio, é importante que a comunidade colabore com a polícia por meio de denúncias. “Percebemos o aumento na confiança da população, resultando em um número cada vez maior de denúncias que nos fazem descobrir onde as drogas estão sendo escondidas”.

SAIBA MAIS

De janeiro do ano passado a abril deste ano, a Força Tática prendeu 184 pessoas em flagrante e capturou 144 procurados. Ainda, apreendeu 39 armas de fogo, 48 armas brancas e recuperou oito veículos. Nas abordagens, houve 16.035 procedimentos de busca pessoal e 2.180 fiscalizações em condutores.

NÚMEROS

BALANÇO DA FORÇA TÁTICA

194

registros de tráfico

47

de porte/uso de drogas

1.031,45 kg

entorpecentes apreendidos

Força Tática estoura laboratório de tráfico em Dracena

Força Tática prende homem reincidente no tráfico de drogas em Pirapozinho

Força Tática prende 2 homens por tráfico e associação no João Domingos

Força Tática apreende plantação de maconha em sítio

Força Tática desmonta esconderijo de droga na Vila Luso

Criminoso morre em troca de tiros com a Força Tática

Veja também