Fraternidade e Educação

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 06/03/2022
Horário 04:59

Quaresma no Brasil há décadas é tempo de Campanha da Fraternidade. Com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor (cf. Pr 31,26)”, este ano, trata do tema educação. Como sói acontecer, o papa enviou uma mensagem aos brasileiros, primeiro, destacando a “caminhada quaresmal de conversão rumo à celebração do Mistério Pascal de Cristo”, quando “nos dispomos a ouvir o chamado de Deus que deseja conduzir-nos, através das práticas penitenciais do jejum, da esmola e da oração, ao encontro pessoal e renovador com o Ressuscitado, em quem temos a verdadeira vida e do qual devemos ser fiéis testemunhas”.

Francisco destacou que “para auxiliar os fiéis nesse percurso de encontro, a Igreja no Brasil propõe à reflexão de todos... o importante tema da relação entre “Fraternidade e Educação”, fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade, evitando a ‘                cultura do descarte’ e despertando-o para a importância do cuidado da criação”. É urgente “adotar ações transformadoras no âmbito educativo a fim de que tenhamos uma educação promotora da fraternidade universal e do humanismo integral, como recordado no convite para um Pacto Educativo Global: ‘Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna’”.

Junto com o Estado e a família, lembra o santo padre, é preciso “reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo: ‘Como no passado, também hoje queremos, com a sabedoria e a humanidade das nossas tradições religiosas, ser estímulo para uma renovada ação educativa que possa fazer crescer no mundo a fraternidade universal’”.

“Desejo de todo o coração que a escolha do tema se torne causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas”.

O Papa também deseja “que o itinerário quaresmal, iluminado pela reflexão proposta, seja ocasião de verdadeira conversão e que as sementes lançadas ao longo deste caminho encontrem nos corações dos fiéis a boa terra onde possam frutificar em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade...” Por fim, “concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira a Bênção Apostólica”.

 

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida! Pax!!!

 

 

Publicidade

Veja também