Frio intenso: cuidado redobrado com a saúde

EDITORIAL -

Data 18/05/2022
Horário 04:15

Fazia tempo que os prudentinos e moradores de cidades regionais não encaravam um frio tão intenso como o que teve início ontem, e promete seguir até domingo. A chegada de uma forte massa de ar polar ao Brasil derrubou as temperaturas até mesmo em regiões quentes como a nossa. Para quem gosta do friozinho... chegou a hora de tirar as elegantes vestimentas do inverno, como casacos pesados, jaquetas de couro e as botas de cano longo. 
Neste período, é preciso ter cuidado redobrado com a saúde, principalmente de crianças e idosos. Se as unidades de saúde já estavam lotadas, por causa de doenças relacionadas às síndromes respiratórias – sem falar dos casos de Covid-19 e de dengue – com a queda nas temperaturas, a tendência é de que a procura por atendimento médico cresça ainda mais. Portanto, é necessário evitar friagem, e tentar se aquecer o máximo possível, se agasalhando bem, tomando chás e caldos quentes. 
No frio, as pessoas obviamente permanecem em ambientes fechados, diminuindo a circulação de ar, o que também ajuda na proliferação de vírus. A tendência é que a higiene constante acabe prejudicada, visto que lavar as mãos com frequência não é um hábito comum quando as temperaturas estão muito baixas. Caso tenha torneira aquecida em casa, menos mal. Para quem não tem, apesar do incômodo, é extremamente necessário manter as mãos sempre limpas, higienizando-as com álcool em gel.
O frio chegou. Mas lembre-se, na nossa região, ele costuma ser passageiro. Portanto, aproveite o clima para usar as roupas mais quentinhas do armário, e para se aquecer com aquela manta e cobertor na hora de dormir. Quem tiver peças sobrando no guarda-roupa, é hora de pensar no próximo e doar para a Campanha do Agasalho. Que todos possam enfrentar essa frente fria com o corpo e o coração aquecidos!
 

Publicidade

Veja também