Fundação Mirim: 62 anos de contribuição no desenvolvimento de bons cidadãos

Ao longo dessas mais de seis décadas, em torno de 40 mil adolescentes e jovens prudentinos foram beneficiados com formação física, moral, educacional e profissional na entidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/04/2022
Horário 07:25
Foto: Arquivo/ Fundação Mirim
Hoje a entidade tem 500 jovens matriculados, 100 empresas parceiras, com 250 contratos de aprendizagem ativos
Hoje a entidade tem 500 jovens matriculados, 100 empresas parceiras, com 250 contratos de aprendizagem ativos

A fim de proporcionar uma formação física, moral, educacional e profissional, complementando a ação educativa do lar, escola e trabalho, de adolescentes e jovens, em 21 de abril de 1960, era fundada em Presidente Prudente a Guarda Mirim com o objetivo de integrar menores da faixa etária de 7 a 16 anos, de ambos os sexos.

Para celebrar essa data tão importante, Marielen Parangaba, 31 anos, atual analista de marketing da instituição, menciona que a entidade realizará entre os dias 18 a 20 de abril, uma série de atividades que visam parabenizar todos os envolvidos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de centenas de jovens que fizeram parte da fundação.

Como parte da programação, no dia 18 haverá uma recreação destinada aos aprendizes, com muitas brincadeiras e comidas deliciosas. Já no dia 19 terá a “Tarde do cinema” onde os mirins irão ao cinema fora da sede.

E para fechar a semana de comemorações, no dia 20 será oferecido um almoço especial para empresários e parceiros, como forma de agradecimentos pela preparação e transformação de vidas ao longo desses 62 anos.

Ao longo de 62 anos já se passaram em torno de 40 mil jovens prudentinos pela entidade. “E atualmente temos matriculados 500 jovens e um total de 100 empresas parceiras, com 250 contratos de aprendizagem ativos”, se alegra a analista de marketing da instituição.

Ela destaca que atualmente a entidade conta com o projeto “TransformAção” que está no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a oficina de “Qualificação, orientação e educação para o mercado de trabalho”. Bem como o programa de aprendizagem profissional em Atendente de Lojas e Mercados e o programa de Auxiliar de Escritório em Geral.

 

Recordações

A princípio, suas instalações foram num prédio cedido pela Prefeitura qual ficava à Rua Siqueira Campos, 46, para que suas atividades fossem desenvolvidas. Conforme Marielen na época exigia-se disciplina rígida, organização nos moldes militares e os meninos eram preparados para trabalhar como guarda-mirim em empresas da cidade.

Com o passar do tempo ocorreu alteração do Estatuto de Guarda Mirim para  Fundação Mirim, passando a entidade a atender adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, cujas famílias são atendidas pelos serviços socioassistenciais, por procura espontânea ou encaminhados pela rede de serviços do município.

Marielen explica que ao longo destas mais de seis décadas a entidade passou por várias transformações. Além da mudança no público alvo a entidade passou por revitalização estrutural do espaço físico- tendo cede própria e adequação de novos equipamentos, como todo o prédio sendo climatizado.

E o principal, mantendo seu objetivo que é proporcionar ações de proteção social aos jovens e suas famílias, a fim de viabilizar a promoção do protagonismo, a participação cidadã e o fortalecimento de vínculos.

“Tendo principalmente a finalidade de promover o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens, manutenção e inserção de adolescentes no mercado de trabalho com registro em carteira contribuindo assim com a erradicação do trabalho infantil”, salienta a analista.

 

Papel importante

De acordo com Marielen, a entidade justifica seu trabalho diante da demanda social apresentada pelos cidadãos do município com a escassez de acesso gratuito a serviços e ações que atendam de forma integral o adolescente, possibilitando o desenvolvimento pessoal, profissional e a inserção dos mesmos ao mercado de trabalho.

“Nossa missão é contribuir para ascensão social de jovens carentes prudentinos, dando-lhes sentido a vida através da educação, cultura, lazer, esporte e profissionalização ao mundo do trabalho, desenvolvendo a autoestima, espírito de solidariedade e consciência de cidadania”, expõe.  

Vale ressaltar que os adolescentes da Fundação Mirim de Presidente Prudente, contam com benefícios totalmente gratuitos, como: atendimento odontológico; oportunidade do primeiro emprego como aprendiz; acompanhamentos psicológico, social e pedagógico.

 

Tem lugar para todos

Para que os trabalhos dessa entidade surtam efeitos positivos aos jovens que nela recebem toda atenção, 18 colaboradores são responsáveis. Além de Marielen, são eles: gerente administrativo, Paulo Zampieri; assistente financeiro/administrativo, Everton Milani; assistente comercial, Ana Luiza Suzuki; nutricionista, Thayna Neves Ferro; pedagoga, Isabela Maria Vaitkevicius; assistente social, Daiane Martins; psicóloga, Rafaele Cesco; educador social, Karina Martin Barros e Rafaela Citolino Thawane Balcelobre; instrutor de aprendizagem, Eduarda Bastos; cozinheira, Lucimar Pereira e Camila Garcia; motorista, João Farias e a faxineira (terceirizada), Vera.

“Estamos projetando para este ano uma grande reforma estrutural em nosso prédio, que vai desde a troca da fachada até a instalação de placas solares, visando atender melhor nossos usuários e na sustentabilidade”, adianta Marielen.

 

LEIA MAIS

Fundação Mirim disponibiliza vagas para novos alunos em Prudente

Fundação Mirim: há 60 anos transformando vidas

Fotos: Arquivo/ Fundação Mirim


Disciplina rígida, moldes militares e meninos preparados para trabalhar como guarda-mirim


Meninas participantes da Guarda Mirim lá na década de 1960


Entidade hoje conta com prédio próprio, todo climatizado, fundos com o Parque do Povo


Primeira turma de meninos

Publicidade

Veja também