Gabriel Boza: “Estava com muita fé e sabia que podia sair com uma medalha”

Atleta da APA de 19 anos, que é paranaense e prudentino de coração, conquista seu tão sonhado pódio em um mundial; o bronze veio ontem, em Cali, na Colômbia! 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 03/08/2022
Horário 21:34
Foto: Mónica RF / CBAt
“A única coisa que passava pela minha cabeça era que eu seria medalhista, nada mais”
“A única coisa que passava pela minha cabeça era que eu seria medalhista, nada mais”

“Eu estava me sentindo muito bem! Todos os saltos foram bons, mas com muitas técnicas a serem melhoradas, acabei deixando para o último salto. Estava com muita fé e sabia que podia sair de lá com uma medalha. O poder da fé me ajudou”. E foi com essas palavras que o paranaense, prudentino de coração, Gabriel Luiz Boza, atleta de apenas 19 anos, falou com a reportagem após ter conquistado na tarde de ontem, a tão sonhada medalha em um mundial! Ele ganhou bronze na prova do salto em distância (7,90 m - 0.2) no Mundial de Atletismo Sub-20, realizado no Estádio Olímpico Pascual Guerrero em Cali, na Colômbia, desde a segunda-feira até o próximo sábado (transmissão pelo SporTV).
Diga-se de passagem, nada mais justo a esse garoto que se entrega de corpo, alma e coração em seus treinamentos juntamente com os colegas da APA/Semepp/Talento Olímpico, sempre guiados pelo técnico e mentor, Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha.
Gabriel conta que foram seis saltos na prova, mas em nenhum momento se sentiu tenso ou pressionado, pelo contrário: estava tranqüilo e tomado de confiança e fé. “A única coisa que passava pela minha cabeça era que eu seria medalhista, nada mais”, destacou o jovem atleta, ao ser indagado se em algum momento pensou na frustração em Nairobi quando terminou na quarta colocação. “Não podia deixar as frustrações do passado me atrapalharem”, acentuou.

“O CREMILSON É UM PAIZÃO PRA MIM, ABRIU OS BRAÇOS QUANDO CHEGUEI A PRUDENTE E ME ACOLHEU. SEM ELE, EU NÃO SERIA MEDALHISTA MUNDIAL. QUERO SEMPRE ORGULHÁ-LO EM TODAS AS COMPETIÇÕES QUE EU FOR”
Gabriel Boza

Os apaixonados por atletismo, que acompanham sempre que possível as competições, especialmente as mundiais, já observaram atitudes, gestos dos atletas segundos antes de realizarem suas provas. Como falar sozinho, olhar para o céu e balbuciar alguma coisa, pedir palmas ao público. E foi exatamente o que Gabriel fez: pediu palmas antes do seu salto e depois em agradecimento mandou beijos reverenciando a turma que estava nas arquibancadas o estádio.
“Cada atleta tem seus costumes [risos], eu gosto de liberar tudo, dar gritos, tapas no corpo, pedir palmas, dar risadas e brincar na hora da competição, isso me deixa mais tranquilo e com mais adrenalina de ganhar”, explicou o atleta, que tem agora como objetivo “fechar este ano com minha melhor marca, saltar 8 m mais vezes”.

De São José dos Pinhais para PP e o mundo

O garoto que nasceu e viveu em São José dos Pinhais (PR) até 2019 é filho de dona Joanine e Walcir (in memoriam) e tem oito irmãos, mas nenhum se interessou pelo esporte. “São todos inteligentes, trabalhadores e estudantes”, fala com orgulho dos irmãos, Gabriel.
Sobre ficar longe de casa, Gabriel que chegou a Presidente Prudente em 2021, diz que no começo era mais difícil, mas agora já está acostumado. “É claro que sempre bate aquela saudade, mas tenho certeza de que se não fosse assim, eu não seria um campeão. O Cremilson é um paizão pra mim, abriu os braços quando cheguei a Prudente e me acolheu. Sem ele, eu não seria medalhista Mundial. Quero sempre orgulhá-lo em todas as competições que eu for”, enfatiza o “menino”, que se espelha em Alison dos Santos, o Piu, “pois ele sempre faz história em cada competição que vai. Ele é diferenciado”.

Fotos: Mónica RF / CBAt


Jovem ganhou bronze na prova do salto em distância (7,90 m - 0.2) no Mundial de Atletismo Sub-20, realizado no Estádio Olímpico Pascual Guerrero

Publicidade

Veja também