Gás biometano: uma solução para o bolso do consumidor

OPINIÃO - Maria Constantino

Data 13/08/2022
Horário 05:00

Por acaso você já ouviu falar do gás biometano?  Talvez sim, pois nos últimos tempos ele tem ficado cada vez mais conhecido. Em termos científicos, o gás é produto da purificação do biogás. Ele resulta de um processo de purificação que envolve a retirada de umidade, gás carbônico e sulfeto de hidrogênio. O gás biometano tem maior poder de combustão e é equivalente ao gás natural, quando usado como combustível automotivo. 
Recentemente o nosso prefeito Ed Thomas participou de uma reunião com diversas autoridades para discutir atividades do gasoduto de biometano. A ideia é implementar um projeto pioneiro no país, que irá abastecer a região de Presidente Prudente. Se o plano for concretizado, o município se tornará referência nacional em sustentabilidade, sendo a primeira cidade do país a contar com uma estrutura de distribuição exclusiva de biometano.
E por que é tão importante investir nesse tipo de gás? Bom, eu nem preciso falar sobre o absurdo do preço da gasolina, certo? O uso desse gás como combustível nos veículos é uma das soluções encontradas como alternativas ao uso da gasolina e diesel com o intuito de aliviar o bolso dos consumidores. 
Enquanto outros gases renováveis, como o hidrogênio verde, precisam de tempo para produção e ainda são duas a quatro vezes mais caros, o biometano está disponível e escalável nos próximos oito anos.
Segundo as projeções do JPMorgan, os preços do petróleo podem disparar para US$ 150 por barril se as exportações de petróleo bruto da Rússia forem afetadas pelas tensões com a Ucrânia. Além de todo esse benefício econômico, o uso do gás diminui a emissão de poluição, o que o faz uma fonte de energia sustentável. 
E aí? Parece interessante investir nessa fonte de energia verde, não é? Precisamos, então, incentivar projetos como esse para que Presidente Prudente se torne referência em sustentabilidade ao oferecer uma opção energética limpa, renovável e sustentável. 
É importante ressaltar que o uso desse tipo de gás é uma alternativa sustentável e tendência global. Hoje, o biometano produzido na Europa é 30% mais barato do que o gás natural. A rápida expansão do biometano em toda a Europa pode fornecer pelo menos 34 bilhões de metros cúbicos de gás renovável até 2030, o que representa cerca de 10% da demanda total de gás da União Europeia (UE) até 2050.
 

Publicidade

Veja também