Gol relata não ter planos para ajustar ofertas de voos em Prudente

  Na última sexta-feira, empresários e o deputado Mauro Bragato (PSDB) participaram de reunião com diretor de Relações Institucionais e Governamentais da companhia para solicitar retorno de voos

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 26/05/2023
Horário 16:38
Foto: Reprodução/Viptec Acessórios
Gol não pretende retomar voo matutino em Prudente, porém, cita estar atenta às mudanças dos cenários
Gol não pretende retomar voo matutino em Prudente, porém, cita estar atenta às mudanças dos cenários

Em nota encaminhada à reportagem de O Imparcial, nesta quarta-feira, a Gol Linhas Aéreas relatou não ter planos para ajustar a oferta de voos em Presidente Prudente. Segundo a companhia aérea, as operações entre a cidade e o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, permanecem nos horários atualmente agendados, no período da tarde. 

A empresa também relatou estar atenta às mudanças dos cenários e condições que poderão levar à operação do voo de pernoite de forma sustentável, mas ainda sem um prazo para a implementação do serviço.

Na última sexta-feira, em reunião com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Gol, Ciro Camargo, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e empresários de Presidente Prudente solicitaram o retorno do voo noturno, que partia de São Paulo com destino ao Aeroporto Estadual Adhemar de Barros de Presidente Prudente, e o voo matutino, que partia de Prudente com destino a São Paulo. 

Participaram desta reunião representantes da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e Abav-SP/Aviesp (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo).

“Falta de demanda"

Segundo o presidente da UEPP, Renato Michelis, a Gol se comprometeu daqui a aproximadamente cinco meses a se reunir novamente com as entidades e o deputado estadual Mauro Bragato para rever a posição atual da empresa, caso haja uma melhora na demanda. "Sugerimos a eles que estudem o retorno do voo São Paulo x Presidente Prudente x Cuiabá [MT], que poderia fortalecer a demanda, sendo que a diretoria achou interessante essa possibilidade", relata Michelis. 

No começo de março, o grupo de empresários prudentinos se reuniu pessoalmente com diretores da companhia aérea. O objetivo foi demonstrar a necessidade da diversificação de voos com saída do aeroporto de Prudente a Congonhas, em São Paulo, especificamente nos períodos matutino e noturno. Naquela ocasião, de acordo com a UEPP, os dirigentes da Gol mencionaram queda nas demandas como justificativa para retirada do voo no período matutino. 

Na reunião da última sexta, segundo Michelis, o argumento da companhia permaneceu o mesmo. "Eles alegaram que, por enquanto, não há como retornar com o voo das 5 horas da manhã por falta de demanda. Não tem nada a ver com tarifa aeroportuária, custo de pernoite ou combustível". 

Voos pela manhã e à noite

O presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, relata que a entidade oficiou as companhias aéreas e acompanha atentamente a questão na expectativa da manutenção dos voos matutino e noturno interligando Presidente Prudente e São Paulo.

Para Audi, a continuidade destes voos contempla as necessidades e expectativas dos passageiros, especialmente em viagens de negócios, já que a suspensão dos voos inviabiliza que o empresariado prudentino vá à capital e retorne no mesmo dia. “Isso gera custos de hospedagem e um tempo maior despendido na viagem. Por outro lado, a não permanência das tripulações dos voos em nossa cidade acarreta prejuízos ao setor de serviços, que perde em hospedagens e alimentação”, relata o empresário e presidente da Acipp. 

“Não conseguimos entender"

O vice-presidente da Abav-SP/Aviesp, Marcos Lucas, alega que a entidade não consegue entender a política da Gol, já que, segundo ele, a companhia aérea tem uma grande demanda de passageiros no período matutino em Prudente. “Os números dizem o contrário [sobre a demanda]. O próprio time da base deles aqui nos noticiou que está tendo uma boa procura. A gente não consegue entender a política da companhia aérea. Eles fazem coisa que não tem muita lógica”, relata Marcos Lucas sobre a escolha da Gol de retirar o voo matutino de Prudente e optar por voos entre capitais. “Talvez seja uma escolha de mercado”, complementa. “Infelizmente, para o curto prazo a Gol não irá voltar, a não ser que aconteça alguma reviravolta, até porque nada é muito lógico no planejamento de companhias aéreas”, enfatiza o vice-presidente da Abav-SP/Aviesp.  

Segundo Marcos Lucas, recentemente, a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, em parceria com a Latam, começou a operar, em Presidente Prudente, com voo matutino às 7h40 para São Paulo, no entanto, o valor da passagem é maior do que o cobrado, anteriormente, pela Gol. “É um voo de uma hora e pouquinho que está tendo boa procura, mas o ticket é de um valor um pouco mais elevado. Estamos pedindo para a Passaredo colocar também o voo de volta para Prudente à noite”, relata Marcos Lucas. 

Por sua vez, a Voepass Linhas Aéreas informa que, por questões de planejamento, não é possível nesse momento atender a demanda de voos noturnos, mas a empresa está ciente da necessidade e poderá, futuramente, programar alguma alteração.

Os horários dos voos em Presidente Prudente são:  CGH/PPB às 8h25/9h55, de segunda-feira a sábado e aos domingos CGH/PPB às 14h15/15h45 e PPB/CGH de domingo a sexta, às 17h50/19h20 e aos sábados 13h35/15h05.

Leia mais:

Aeroporto de Prudente deixa de ter voos no início da manhã a partir de hoje

UEPP pede às companhias que disponibilizem voos nas primeiras horas do dia em Prudente

Falta de voos no começo da manhã a partir de março preocupa usuários 

Publicidade

Veja também