Gratidão e boas novas são desejos comuns em solenidades de ano-novo

Católicos celebram com missa em ação de graças, evangélicos em cultos especiais, e japoneses e descendentes na tradicional festa shinenkai

-

Data 31/12/2018
Horário 05:48

De modo geral as pessoas costumam celebrar com festa a entrada de cada novo ano. A maneira como tudo é feito, os rituais culturais, as celebrações religiosas podem até diferenciar um pouco um do outro, contudo, o desejo é geralmente compartilhado por todos: gratidão pelo que passou e o desejo de que o ano novo que se inicia possa ser tão bom, ou melhor, quanto o que está chegando ao fim. Dentre as manifestações tradicionais, culturais que ocorrem anualmente em Presidente Prudente, está confirmada pela Acae (Associação Cultural Agrícola Esportiva) a realização no dia 1º de janeiro da especial cerimônia que dá as boas-vindas ao novo ano (quem em japonês é oshougatsu) que se inicia: Shinenkai (Shinen = ano novo – kai = reunião, festa). Será às 9h, na sede social da associação que está localizada à Rua Dr. Gurgel, 830, centro de Presidente Prudente.

Após o discurso do presidente da associação, Yoshinori Yassuda, 69 anos, todos fazem seus pedidos, em respeito aos antepassados, reservam-se em um minuto de silêncio, em seguida cantam o hino nacional do Brasil e o hino japonês. Na sequência, o presidente diz que o microfone fica aberto aos associados presentes.

Depois se confraternizam tomando o ozooni e finalizam com o tradicional Banzai, ou seja, um brinde ao novo ano que começa com uma champagne, saquê. Diz a tradição japonesa que ao tomar o ozooni (sopa) no primeiro dia do novo ano que se inicia, trará muita sorte durante todos os 12 meses. Várias são as versões de como ela é feita em todo o Japão, mas geralmente está baseada em legumes, algas marinhas kombu, shitake e moti, pode ter raiz de lótus, etc.

“O significado dessa sopa é muito profundo, pois cada ingrediente tem um significado. O moti, por exemplo, é grudento, como um chiclete, ou seja, quando você quer muito alguma coisa tem que perseverar, insistir, tem que grudar. O kombu [as algas] ficam lá no fundo do mar, mas elas sobem, 30 a 50 metros para buscar a luz. Então se existe luz, busque-a para qual for o sentido de sua vida. O takenoko [broto de bambu]. Pode vir o tornado que for que o bambu enverga, mas não quebra, então temos que ser flexíveis em tudo na vida”, acentua o presidente da Acae.

 

Ação de Graças

Segundo padre Rodrigo Gomes de Moreno, a celebração de maior ênfase da Igreja Católica é o Natal. A passagem do ano chamam de Ação de Graças, missa esta que pode ser celebrada em qualquer época do ano, mas que aproveita-se o calendário civil para realizá-la em agradecimento, colocando no altar as alegrias e as dificuldades que tivemos neste ano que terminamos e a proteção Divina o ano que iniciará.

Para a Liturgia da igreja padre Rodrigo diz que celebra-se uma festa que se chama “Solenidade de Maria Mãe de Deus”, em que entregamos como Deus entregou seu próprio filho à Maria, nossa história a Nossa Senhora para que ela também possa nos mostrar exemplos de humildade, de dedicação, de servir.

“Em tudo que Maria fez ela sempre levou por primeiro o amor, a dedicação. E é esse o convite para que nós também possamos agir da mesma forma. Levar amor, paz, humildade tudo de forma equilibrada, respeitando a todos, mas fazendo que de fato a vontade de Deus a saber, a acolhida, a fraternidade possa ser de fato sempre mantida. Se assim o for estaremos celebrando os valores da paz e assim celebrar de fato um ano vindouro dentro da nossa vida, no nosso cotidiano segundo os valores Divinos!”, exclama padre Rodrigo.

De acordo com o religioso, o ano da igreja termina um pouquinho antes com a festa de Cristo Rei do Universo, quatro semanas antes do Natal, quando inicia-se um novo ano litúrgico com o período do Advento, que é uma preparação por Aquele que há de vir no Natal.

“Depois retomamos esse período de tempo comum dentro da história da igreja. Ou seja, o ano litúrgico é diferente do ano civil, mas celebramos sim com grande alegria a vinda deste novo ano civil!”, expõe padre Rodrigo.

 

Gratidão

Conforme o reverendo Gediael Menezes de Castro, pastor titular da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil) central de Presidente Prudente, uma das manifestações que os cristãos evangélicos costumam demonstrar na passagem do ano é gratidão a Deus pelo que lhes foi concedido durante o ano todo.

“É uma alegria podermos chegar a este momento e expressar essa gratidão a Deus pelo que Ele é e tem feito em nossas vidas. Pelos 12 meses do ano, pelos livramentos que tivemos ou não conhecimento. Pela bênção de chegarmos ao término de mais um ano. Não temos nenhuma superstição como entrar o ano de branco, com o pé direito... cremos absolutamente que a Bíblia é a palavra de Deus que nos dá orientações de que precisamos fazer tudo com equilíbrio e coerência. E crendo realmente que Ele é quem conduz a nossa vida”, expõe o pastor.

O pastor comenta que neste ano foi celebrado um culto especial, ontem, dia 30, onde aproveitaram para dar posse a todos os membros que foram eleitos, nomeados para trabalharem no ano seguinte. Cantaram louvores de gratidão a Deus, e todos foram tomados pela alegria de poder participar da ceia do Senhor, reconhecendo o sacrifício de Cristo, que deu sua vida por nós ali na cruz, no calvário.

“Para nos dar vida e vida em abundância! É um momento muito especial em que podemos externar nossa gratidão a Deus porque com efeito grandes coisas Deus tem feito por nós e por isso estamos alegres. Crendo que precisamos ser melhor pai, melhor mãe, melhor família e em tudo agradecer a Deus por preservar de forma maravilhosa a vida de cada um de nós”, ressalta o pastor.

 

MISSAS

 

BOM JESUS DE PIRAPORA

Dia 31 – às 20h

Dia 1º– não tem

 

CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO

Dia 31 – às 20

Dia 1º - às 8h / 10h / 17h / 19h

 

MENINO JESUS DE PRAGA

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 10h

 

NOSSA SENHORA DO CARMO

Dia 31 – 17h / 19h30

Dia 1º – 19h30

 

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 9h

 

NSA. MÃE DA IGREJA

Dia 31 – 19h30

Dia 1º – 19h30

 

NSRA. DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

Dia 31 – 19h30

Dia 1º - não tem

 

SANTA LUZIA PRESIDENTE PRUDENTE SP

Dia 31 – 20h

Dia 1º – não tem

 

SANTA RITA DE CÁSSIA

Dia 31 – 19h30

Dia 1º – 19h30

 

SANTO ANTÔNIO

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 9h

 

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 19h

 

SANTUÁRIO SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS E DA SAGRADA FACE

Dia 31 – 19h30

Dia 1º – 19h30

 

SÃO BENTO

Dia 31 – 20h

Dia 1º – não tem

 

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Dia 31– 20h

Dia 1º – não tem

 

SÃO JOSÉ

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 19h30

 

SÃO JUDAS TADEU

Dia 31 – 20h

Dia 1º – não tem

 

SÃO LUCAS

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 20h

 

SÃO PAULO APÓSTOLO

Dia 31 – 20h

Dia 1º – não tem

 

SÃO PEDRO

Dia 31 – 20h

Dia 1º – 8h

 

 

 

Publicidade

Veja também