Grupos da região ainda mantêm viva a tradição da Folia de Reis

Alguns estão desativados e não vão sair esse ano; mas para alguns devotos essa manifestação não pode parar

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 04/01/2025
Horário 07:34
Foto: Cedida
Companhia de Santos Reis, de Agissê, possui atualmente mais de 20 integrantes 
Companhia de Santos Reis, de Agissê, possui atualmente mais de 20 integrantes 

O dia 6 de janeiro, Dia de Reis, marca uma tradição centenária na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas de algumas cidades da região, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas, que declamam versos em homenagem aos três reis magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - que saíram do Oriente para levar presentes ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra. 

Na região de Presidente Prudente, alguns grupos ainda mantém a tradição da Folia de Reis, como a Companha de Santos Reis de Agissê, distrito de Rancharia. Segundo Joemar Amaro Garcia dos Reis, embaixador ou mestre, da companhia, o grupo foi fundado em 2003 e possui atualmente mais de 20 integrantes, sendo muitos jovens. 

Para Joemar, a devoção do povo de Agissê é muito grande e essa tradição não pode acabar. “Essa data faz parte da realidade de Agissê. Ficamos sem realizar o giro da bandeira durante a pandemia da Covid-19, sem fazer a festa e isso fez muita falta para todos nós foliões e devotos. A devoção é muito grande. A fé da nossa comunidade é muito grande nos Santos Reis, difícil expressar em palavras, só vivendo mesmo”.

Joemar conta que esse ano a companhia não realizou as visitas nas casas. “Depois que tivemos que parar com as visitas por conta da pandemia, também surgiram outros fatores particulares. Mas tivemos um incentivo da nova secretária de Cultura e Turismo de Rancharia, Carolina Fuzeto, que nos encheu de alegria e vamos nos reunir no dia 5, no domingo, a partir das 16h, na Praça de Agissê. E se Deus permitir, no fim do ano estaremos retornando a fazer nossas visitas as famílias, que já estão ansiosas por isso”.

Apresentação

Segundo Joemar, como a Companhia de Santos Reis não saiu em visita às casas esse ano, não será realizada a festa de costume com distribuição de comida, refrigerante, vinho e brinquedo para as crianças. “Nas visitas sempre arrecadamos alimento que é oferecido aos devotos no dia da festa. Como não saímos, não arrecadamos. Então faremos uma apresentação na Praça de Agissê no dia 5 [domingo]. A alimentação ficará por conta do comércio local. Faremos uma apresentação muito bonita”.

Nas últimas festas, segundo Joemar, mais de 2 mil pessoas participavam da festa. “Não podemos deixar isso acabar. É uma tradição antiga, bonita, de fé de cultura e que alegra o coração de todo nosso povo”.

Companhia Folia de Santo Reis

Em Ribeirão dos Índios, a tradição também continua. Segundo um dos organizadores da Folia de Reis na cidade, José Marcos Aparecido de Souza, a Companhia Folia de Santo Reis foi criada em novembro de 2024, numa junção de outros dois grupos que estavam desativados. “Após quatro anos sem a folia, nós resolvemos formar esse novo grupo. E a aceitação da população superou nossas expectativas”.

A visita às casas começou no dia 24 de dezembro de 2024 e vai terminar no dia 6 (segunda-feira), na igreja, com a chegada da bandeira e, em seguida, será rezado o terço. “Depois da igreja, o grupo vai para o Centro de Eventos para fazer os três arcos para as pessoas passarem e tocarem na bandeira”.

A confraternização, de acordo com José Marcos, será no dia 11, também no Centro de Eventos, onde são esperadas 2 mil pessoas. A festa será a partir das 16h.

Cedida

Companhia Folia de Santo Reis, de Ribeirão dos Índios, foi criada em novembro

Publicidade

Veja também