Guri: vidas transformadas através da música

EDITORIAL -

Data 21/02/2024
Horário 04:15

Milhares de alunos, centenas de polos e quase 30 anos sendo referência na música e na vida, em mais de 400 cidades paulistas. Assim pode ser definido o Projeto Guri, que ganha destaque na edição de hoje deste diário. O período de inscrições para ingresso no programa segue até o dia 22 de março, para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, com mais de 6,8 mil vagas sendo oferecidas, para diferentes cursos gratuitos, pela região. 
Criado de forma tímida, em 1995, pelo governo estadual, e gerido pela Santa Marcelina Cultura, o objetivo principal do programa naquele ano era promover a educação musical e a prática coletiva de música entre seus alunos. Poucos municípios foram contemplados na época, com aulas gratuitas.
Hoje, apenas na região de Presidente Prudente, são 33 polos de ensino (no Estado ultrapassam 400), com educação musical, arte e cultura. Além dos cursos regulares (iniciais e sequenciais), mantém atividades extracurriculares, cursos livres (como cursos modulares, iniciação musical para adultos e luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais.
Constantemente, durante o ano, somos agraciados com apresentações pela cidade do Projeto Guri. Quando temos a oportunidade de conhecer pequenos grandes talentos e, mais do que isso, deles mostrarem o que aprenderam com as aulas, o que sabem, em quem se transformaram. Muitos, até então, nunca tiveram contato com a música. Faltava acesso, oportunidade... Quando entrevistados, relatam experiências significativas com o projeto. Alguns pretendem até mesmo seguir carreira na música. E por que não?
Ao invés de estarem atrás das telas, presos à tecnologia, ou nas ruas, perdendo tempo ou fazendo o que não presta, estão dedicando parte do seu tempo a aprender. Investindo em algo que pode, futuramente, transformar-se em profissão.
Os interessados em conhecer o projeto e começar as aulas devem entrar em contato diretamente com o polo de ensino de sua preferência para verificar quais cursos têm vagas disponíveis. Para participar é simples. Não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento. Basta ter entre 6 e 18 anos, e estar matriculado em qualquer instituição de ensino, seja ela da rede pública ou particular. E o melhor: não é uma ação exclusiva para pessoas de baixa renda. Qualquer um, independente da raça ou classe social, pode participar. Um projeto que inspira, incentiva, acolhe, une, transforma!

Publicidade

Veja também