Há 28 anos nascia a esperança: homenagem e gratidão aos pioneiros

SINOMAR CALMONA

Comunidade recorda o dia em que o sonho do Hospital de Esperança nasceu na simplicidade da casa de Ana Constantino

COLUNA - Sinomar

Data 27/09/2025
Horário 05:15
Prédio do Hospital de Esperança, em 2025
Prédio do Hospital de Esperança, em 2025

Na ultima quinta-feira, 25 de setembro, a história da filantropia e solidariedade em Presidente Prudente completou um marco de 28 anos. Exatamente em 25 de setembro de 1997, a ideia da construção do Hospital do Câncer foi oficialmente lançada, marcando o início de uma jornada que, movida pela fé, transformou a comunidade.
O ponto de partida dessa grandiosa obra foi uma reunião na cassa de Ana Constantino, filha do ex-prefeito Paulo Constantino. A iniciativa nasceu do idealizador Antônio Sérgio Querubim, cuja visão e espírito inspirador foram a "chama inicial" do projeto. Embora Querubim não tenha vivido para ver o sonho materializado, seu legado de humanidade e propósito é a base sobre a qual o Hospital de Esperança se sustenta até hoje.
A celebração da data é um momento de profunda emoção, honrando a memória do idealizador e o esforço daqueles que deram continuidade à missão.

Pioneiros da solidariedade
O Hospital de Esperança faz um reconhecimento público aos primeiros voluntários que disseram "sim" quando o projeto existia apenas no papel. Eles assumiram o propósito como missão de vida, consolidando o movimento.
Entre os pioneiros lembrados com carinho estão Bernardete Querubim, que seguiu o legado do esposo; D. Maria Auxiliadora Freitas Constantino e suas filhas Ana Lúcia e Maraluce; além de Tereza Cristina Soubhia Corral, Lúcia Rodrigues Martinho, Ney Ibanhez, Giselda Ibanes, Mário Guarizi, Mara Sartori Ibanhez e Jungla Martins.
O círculo de dedicação se ampliou com nomes como Joel Torino, Antônio Plácido Pereira e Stanley Zayna. Na fase crucial da construção, a garra de Roberto Gurgel e José Hilário Pasquini, ao lado de muitos outros, foi fundamental para que o impossível se tornasse uma "realidade palpável", consolidada depois em gestões dos presidentes Antonio da Cunha Braga, Francelino Magalhães, Felício Sylla, José Numeriano, até o atual, Ricardo Anderson Ribeiro.

Convite à gratidão no Outubro Rosa
Para celebrar esses heróis anônimos e o legado de resiliência e amor que construiu o hospital, a instituição convida toda a comunidade para um momento especial de oração e agradecimento. A homenagem será realizada durante o concerto de abertura da campanha Outubro Rosa, no dia 1º de outubro, às 17h, na rampa de acesso ao HE. O evento é aberto ao público e serve como um convite para honrar "aqueles que nos deram o maior presente: o Hospital de Esperança”.


ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO QUE LANÇOU A CAMPANHA PELA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DE ESPERANÇA, EM 25 DE SETEMBRO DE 1997

 

Publicidade

Veja também