Hoje tem drive-thru de reciclagem de óleo de cozinha

Ação, que ocorre neste sábado, das 9h às 13h, no Ana Jacinta, será a primeira de quatro

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 26/09/2020
Horário 07:15
Gabriela Oliveira/Unoeste/Arquivo - A cada 4 litros de óleo usado entregues, participante ganha um frasco de óleo de soja novo Gabriela Oliveira/Unoeste/Arquivo - A cada 4 litros de óleo usado entregues, participante ganha um frasco de óleo de soja novo Imagem: Gabriela Oliveira/Unoeste/Arquivo - A cada 4 litros de óleo usado entregues, participante ganha um frasco de óleo de soja novo

Neste sábado, das 9h às 13h, será realizado o primeiro drive-thru para reciclagem de óleo de cozinha usado. O ponto de coleta será no Parque do Povo do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente. Segundo o consultor empresarial, Paulo Roberto Iacia, organizador da ação, a cada quatro litros de óleo usado entregues, o participante ganha um frasco de óleo de soja novo. Nos três próximos sábados a iniciativa se repetirá em outros locais da cidade.  
Conforme Paulo, para evitar aglomeração, nesta ação estarão envolvidas diretamente seis pessoas entre representantes da Cooperlix (Cooperativa Trabalhadores Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) e alunos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)
O organizador expõe que este projeto estava previsto para ser realizado nas escolas municipais de Prudente, mas, devido à pandemia e à suspensão das aulas, optou-se por realizar o drive-thru em quatro pontos estratégicos para o recebimento deste item tão consumido e que descartado de forma incorreta prejudica e muito o meio ambiente.
“A população poderá entregar o produto acondicionado em garrafas pet, depositando-o em coletores que estarão disponibilizados no local do evento. Depois serão destinados à Cooperlix. O óleo de cozinha usado descartado incorretamente pode causar diversos impactos ambientais. Além da contaminação da água, do impedimento da troca de oxigênio e de matar várias plantas, peixes e micro-organismos, ele também impermeabiliza o solo, contribuindo para alagamentos e enchentes”, expõe Paulo. 

UM LITRO DE ÓLEO DE COZINHA USADO POLUI ATÉ 20 MIL LITROS DE ÁGUA
Paulo Roberto Iacia

Óleo é poderoso agente poluidor

Embora seja e muito, o óleo utilizado nas cozinhas residenciais e de estabelecimentos comerciais no preparo de alimentos nunca foi visto pela população em geral como agente poluidor. Por isso é comum ver o seu descarte em ralos das pias. O que o torna, por sua vez, um fator primordial na causa do entupimento das redes de coleta, sendo um dos principais responsáveis pela oneração do processo de tratamento do esgoto coletado na cidade.
“Se jogado na pia, danifica as instalações hidráulicas e entope as tubulações de esgotos. Um litro de óleo de cozinha usado polui até 20 mil litros de água. A realização do drive-thru para a coleta seletiva de óleo de cozinha usado é um programa socioambiental que será implementado por meio de parcerias entre a Semea [Secretaria do Meio Ambiente] e a Cooperlix”, completa o organizador. 

PRÓXIMAS AÇÕES
3 de outubro - Praça da Paróquia São Francisco de Assis, na Cohab
17 de outubro - Praça da Paróquia do Brasil Novo;
24 de outubro - Parque do Povo, alça de estacionamento em frente à TV Fronteira
Fonte: Organização do evento

Imagem ilustrativa

drive-thru em presidente prudente troca óleo de cozinha usado por novo

População poderá depositar garrafas pets com óleo usado em coletores

SAIBA MAIS

ÓLEO DE COZINHA

Gincana mobiliza 600 alunos para descarte correto de óleo usado

Escola do Bosque arrecada 928 litros de óleo

Veja também