Hora de opinar sobre a Zona Azul em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 26/09/2021
Horário 05:21

Foi lançada esta semana, no site da prefeitura de Pirapozinho, uma enquete para saber a opinião da população sobre a implantação do estacionamento rotativo, conhecida zona azul, no centro da cidade. Segundo a Divisão Municipal de Trânsito, o objetivo é aproximar o poder público da opinião da população sobre este tema. Resultado parcial da enquete aponta que, até este sábado, 25, 74,4% dos participantes votaram sim, ou seja, são favoráveis à zona azul. Você morador de Pirapozinho também poderá opinar. Acesse e deixe sua opinião, a votação pode ser feita diretamente no www.pirapozinho.sp.gov.br.

Mais mutirão de lixo eletrônico em Pirapozinho
A Prefeitura de Pirapozinho, por meio da Divisão Municipal de Meio Ambiente, realiza o 1° Mutirão do Lixo Eletrônico de 2021. A iniciativa busca reduzir o descarte incorreto desses materiais, além de proporcionar uma destinação adequada. Neste sábado, 25, foi realizada a primeira etapa de recolhimento de materiais eletroeletrônicos no Parque do Povo. A segunda etapa será dia 2 de outubro, na praça Manoel Marques Silva. Pode ser descartado todo material eletroeletrônico que você não usa mais, como: monitores, tablets, computadores, carregadores, impressoras, teclados, aparelhos de DVD, câmeras fotográficas, aparelhos de som, celulares, rádios etc. O ponto de coleta funcionará das 8h30 às 13h30.

Soltura de peixes no balneário Babaquá em Sandovalina
Um dos pontos turísticos da cidade, o balneário Babaquá, recebeu 3 mil peixes (alevinos jovens). O objetivo, segundo a prefeitura, foi criar mais uma opção para visitação da área.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o espaço ainda está fechado por conta da pandemia, mas deverá ser reaberto em breve. As autoridades estão preparando o balneário para o turismo de pesca e de educação ambiental.

Homenagem às vítimas de Covid em Tarabai
Na cidade de Tarabai, uma linda homenagem marcou o dia mundial da árvore. A Divisão Municipal do Meio Ambiente e a Casa da Agricultura, promoveram um plantio de árvores em homenagem às vítimas de Covid da cidade. As mudas foram plantadas na área da Fepasa no dia 22, com cuidado e acompanhamento, poderão crescer, um bosque de memórias para cada uma das vítimas da doença na cidade.

Saúde de Narandiba
Nesta terça-feira, 28, o ônibus do hospital de Esperança de Presidente Prudente estará na cidade de Narandiba para realização de exames preventivos do câncer de colo de útero. Mulheres com idades entre 25 e 65 anos poderão realizar o agendamento na sua Estratégia de Saúde da Família, os exames serão realizados das 8h às 16h. Não esqueçam de levar RG e cartão do SUS para a coleta de exame.

Proliferação de Escorpiões é tema de live
Em Pirapozinho uma live abordou a proliferação de escorpiões na cidade. A transmissão contou com a participação do biólogo e doutorando em zoologia, especialista em comportamento animal e controle do escorpião amarelo, Gabriel Pimenta Murayama. Segundo o controle de endemias, na cidade de Pirapozinho, um levantamento aponta que o escorpião tem sido localizado especialmente em entulho de materiais de construção e terreno baldio.

Índice de infestação
Ainda de acordo com as autoridades do controle de endemias, o cemitério da cidade também é um local com registro de aparecimento destes animais. Durante a transmissão, foi apresentado o índice de infestação da cidade é de 2,09, até o momento foram registradas 114 notificações com a captura de 71 exemplares de escorpiões. O especialista alerta para a rede de esgotos das residências. “Os escorpiões se adaptam aos ambientes, conseguem ficar muito tempo sem se alimentar, por isso, a presença nas cidades são cada vez mais evidentes”, disse o especialista.

 

Publicidade

Veja também