Hospitais de Prudente oferecem hemodiálise a 360 pacientes

No Instituto do Rim, que funciona na Santa Casa, são 39 máquinas, ao passo que, no HR, há 25 cadeiras disponíveis; tais equipamentos funcionam como “rins artificiais”

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 03/03/2024
Horário 04:55
Foto: Governo estadual
Equipamentos funcionam em três turnos de quatro horas
Equipamentos funcionam em três turnos de quatro horas

Em Presidente Prudente, atualmente, 360 pacientes são atendidos ambulatorialmente para hemodiálise no Instituto do Rim, que funciona na Santa Casa de Misericórdia, e no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

O nefrologista da Clima (Clínica Integrada de Medicina Avançada), Gustavo Navarro Betônico, afirma que, assim como em todo o território nacional, o número de vagas para o tratamento no oeste paulista não tem aumentado e, cada vez mais, faltam máquinas para a realização do procedimento. 

“O que se vê são pacientes que ficam de semanas a meses internados desnecessariamente nos hospitais aguardando a vaga, ocupando leitos de quem realmente necessita e elevando o custo de internação e também o custo social e familiar, pois as famílias se veem privadas do convívio de seus familiares e, estes, muitas vezes em idade produtiva, não conseguem trabalhar. Essa não é uma realidade exclusiva de Prudente, mas de todo o país”, argumenta o médico.

No Instituto do Rim, são 39 máquinas para hemodiálise, tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue e que funciona como uma espécie de rim artificial. Já no HR, são 25 cadeiras disponíveis na unidade. Tais equipamentos funcionam em três turnos de quatro horas, ou seja, cada cadeira pode atender três pacientes por dia.

“Cada paciente realiza três sessões semanais, de segunda-feira a sábado. Os internados que possuem a necessidade de realizar hemodiálise são regulados e encaminhados para os centros de referência que ofertam o serviço”, aponta o Hospital Regional.

Ambas as instituições atendem os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), que são designados por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). No Instituto do Rim, também são recebidos beneficiários de planos de saúde por meio de encaminhamentos de consultórios médicos e hospitais privados.

Doença renal

O nefrologista Gustavo explica que a doença renal crônica tem etiologias variáveis, mas, na maioria das vezes, as principais causas são diabetes e hipertensão. “É uma doença relacionada com o envelhecimento, devido à maior longevidade da população. A prevenção passa primeiro por uma maior educação da população em relação a hábitos alimentares, manutenção de peso corporal adequado, cessação do tabagismo e restrição do abuso de medicamentos, principalmente analgésicos e anti-inflamatórios”, pontua.

Ressalta o profissional que nos portadores de patologias crônicas, como pressão alta, diabetes, colesterol, aumento do ácido úrico, o tratamento adequado é essencial para evitar o aparecimento e eventual progressão da doença. “Diferente da cólica renal e da infecção urinária, a doença renal crônica é muito silenciosa e assintomática nas fases iniciais. Não há dor, febre ou ardência para urinar, como ocorre nas infecções e na cólica renal. Nas fases mais avançadas da doença renal crônica, pode haver anemia, inchaço, falta de ar e cansaço, com falta de ar, mas isso só acontece em estágios muito avançados da doença”, frisa.

O médico destaca que, por ser uma doença silenciosa, é importante que o médico não-nefrologista, ou seja, o clínico, cardiologista, ginecologista ou endocrinologista, que acompanha o paciente de risco, solicite exames de rastreamento para doença renal, dentre eles a creatinina no sangue e exames de urina, para avaliar eventual perda urinária de proteínas.

“A partir daí, uma opinião especializada pode ajudar a evitar a progressão para fases mais avançadas. Como toda doença crônica, uma vez diagnosticada, a doença renal crônica deve ser tratada e acompanhada pelo resto da vida. Às vezes, esse acompanhamento deve ser mais próximo, mensalmente ou a cada dois meses, em outros casos, até anualmente, a depender do grau de acometimento”, conclui.

Foto: Cedida - Gustavo, nefrologista, diz que prevenção começa com hábitos alimentares

Saiba mais

Criado em 2006, com o objetivo de informar a população sobre as doenças renais, com foco na prevenção e na incorporação de práticas saudáveis, o Dia Mundial do Rim, comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março, este ano será celebrado no dia 14.

Publicidade

Veja também