HR usa novo aparelho para tratamento respiratório 

Capacete de respiração assistida é disponibilizado a pacientes internados na enfermaria Covid

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/05/2021
Horário 07:15
Foto: AI do HR
Dispositivo é feito de silicone e PVC, e oferece oxigênio em alto fluxo
Dispositivo é feito de silicone e PVC, e oferece oxigênio em alto fluxo

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente iniciou nesta semana uma nova opção de tratamento respiratório em pacientes internados na enfermaria Covid da unidade. Trata-se de um capacete de respiração assistida, chamado de Elmo.
Esse aparelho visa auxiliar o processo respiratório, ofertando uma quantidade maior de oxigênio, para que os pacientes com insuficiência respiratória moderada e grave, causada por lesões pulmonares derivadas da Covid-19, possam se recuperar e, assim, evitar a intubação em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). 
Segundo o supervisor de fisioterapia da unidade, James Falconi Belchior, o método é “bastante promissor” e já se mostra importante no tratamento contra a Covid-19. “O Elmo busca aumentar os níveis de oxigenação arterial, evitando assim intubações e internações em UTIs. Alguns estudos mostram que com a utilização do capacete de respiração assistida podemos reduzir em até 60% a necessidade de intubação e utilização de ventilação mecânica invasiva e isso é muito bom”, explica.
O fisioterapeuta ainda pontua que o Elmo já vem mostrando que será muito importante no tratamento desses pacientes. “Logo que nossa equipe de fisioterapia foi treinada e toda a equipe multiprofissional orientada sobre o uso correto do Elmo, já o colocamos em uso. Nos primeiros atendimentos que fizemos com o equipamento, ele se mostrou muito eficaz e promissor e vem ampliar o aparato de enfrentamento da pandemia em nosso hospital”, explica.

Como o Elmo funciona?

O dispositivo é feito de silicone e PVC, e tem por objetivo oferecer oxigênio em alto fluxo para o paciente. Durante sua utilização, ele envolve toda a cabeça do paciente e sua base veda a passagem de ar. Uma vez com o capacete, é ofertado oxigênio e ar comprimido, gerando uma pressão positiva que ajuda os pacientes com dificuldades respiratórias.
“Estudos apontam que pode evitar a intubação em até 60% dos casos. Esse é um número promissor e esperamos alcançá-lo em nosso hospital”, pontua James.

Foto: AI do HR

hospital regional de presidente prudente utiliza capacete elmo na enfermaria covid
Segundo James, capacete evita intubação em até 60% dos casos

Publicidade

Veja também