Idade não é e não deve ser barreira no esporte

EDITORIAL -

Data 26/07/2023
Horário 04:15

A idade chega e, com ela, começam a aparecer alguns probleminhas “básicos” de saúde. Uma dor aqui, uma mancha na pele ali, quedas, perda de audição ou visão, pressão alta, diabetes, má circulação... As queixas são inúmeras. E quanto mais sedentário o idoso for, mais doenças ele está propenso a adquirir.
Para manter uma boa qualidade de vida na terceira idade, é muito importante que o idoso pratique atividades físicas. Isso fará com que ele se torne uma pessoa ativa e independente, melhorando não só o corpo, mas também a mente. 
Quando se pensa no mundo esportivo, a presença de pessoas mais velhas é ainda mais incomum. Mulheres idosas então, seja em qual for a modalidade, é raridade. Mas na edição de ontem, O Imparcial trouxe um exemplo de determinação e superação.
Aos 65 anos, a faxineira aposentada, moradora de Dracena, Aparecida Fátima Pereira Viana, foi destaque na 1ª Corrida Batatec, realizada no domingo, em Presidente Prudente, correndo 6 km (quilômetros) do percurso em 27 minutos e 52 segundos e ficando em segundo lugar na classificação geral da disputa. Mais de 500 atletas adultos competiram.
Ela, que começou a correr há apenas seis anos, tem brilhado nos eventos e inspira corredores e corredoras nos eventos que tem participado. Já foi quatro vezes campeã da sua categoria (60 a 64) na São Silvestre (2018, 2019, 2020 e 2022). Tem o título de campeã geral do circuito 10 k Decathon (trilha) em Londrina (PR). Fez a Meia Maratona na Argentina; Meia Maratona 21 km em Porto Alegre (RS); e já se prepara para a Maratona de 42 km, em Buenos Aires, em setembro.
Envelhecer se exercitando é crucial. Os benefícios vão além da saúde. Contribui também com a parte emocional, com a autoestima, o bem-estar, a qualidade de vida...  Idade não é e não deve ser barreira no esporte. Que outras donas Fátima apareçam por aí...

Publicidade

Veja também