Importar-se!

OPINIÃO - Rosana Borges Gonçalves

Data 09/07/2022
Horário 04:30

Você já percebeu o quão instável o mundo se tornou? A modernidade do século XXI, chamada pelo sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, de “modernidade líquida”, nos traz uma série de conceitos, dentre eles a fragilidade dentro das relações sociais, onde as consequências poderiam vir a ser uma vida cheia de deterioração e desinteresses. Relacionamentos instantâneos, onde se inicia e se finaliza num simples toque de mouse, seriam uma destas consequências. É como se deixássemos de lado toda nossa história e valores, para vivermos “o hoje”, nos esquecendo de que o que não se é constantemente cuidado, torna-se abandonado. 
O que talvez não nos damos conta é que o abandono ou a falta de interesse deixa tudo que amamos totalmente desprotegidos, e com o tempo tornam-se vulneráveis. O livro “Engenharia de Software Moderna” nos fala sobre a teoria das Janelas Quebradas. Esta, proposta em 1982 por dois criminologistas – James Wilson e George Kelling –, nos diz que se uma das janelas de uma casa for quebrada e não for consertada, as pessoas que passam na rua podem achar que a casa está abandonada e que ninguém se importa com ela. Então, alguém pode decidir jogar uma pedra e quebrar mais alguns vidros… Depois de um tempo, muitas janelas podem estar quebradas, o telhado pode também começar a ter problemas e uma sensação de abandono vai tomar conta da casa e até mesmo de sua vizinhança. 
O aniversário daquela pessoa importante que simplesmente deixamos de ir pessoalmente lhe dar um abraço e, ao invés disso, mandamos uma mensagem nas redes sociais, ou aquele trabalho feito sem nenhum interesse ou dedicação, somente para entregar no prazo, são sinais de que ali uma janela já se quebrou. Sabemos o quanto a instantaneidade da modernidade líquida é perigosa, nos deixando com a falsa sensação de que tudo vai bem, que estamos cuidando de tudo e de todos, mesmo quando lá no fundo sabemos que isso não é verdade. As agendas cheias de compromissos nem sempre são sinais de dever sendo cumprido.
O que acontece, na maioria das vezes, é que, com a correria do dia a dia, não nos damos conta do que está precisando de maior atenção. A modernidade não nos obriga sermos diferentes, ela apenas nos dá mais opções. Cuidar do que é mais precioso para que esta não pereça, com zelo e dedicação, seja no trabalho ou na vida pessoal, não os deixando deteriorar com o tempo, é o verdadeiro sentido de importar-se!
 

Publicidade

Veja também