Depois de um final de semana em que os termômetros poderão chegar a 37ºC de máxima, a segunda-feira recebe a primavera, que terá início às 15h, com chuva durante todo o dia e temperaturas entre 26ºC e 18ºC. As máximas sobem gradualmente ao longo da semana e é prevista para 31ºC, no sábado, dia 27, quando novas precipitações devem ocorrer, prevê o Climatempo.
A nova estação deverá ser próxima da normalidade, com ondas de calor e períodos de estiagem, ocorrências típicas da região nesta estação. A informação é do especialista em Agrometeorologia e Climatologia, Alexandrius de Moraes Barbosa, responsável pelo Unoeste Clima - Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e Previsão do Tempo, baseada em comparação aos últimos anos.
“Para 2025, os modelos estão indicando um início de primavera ainda com temperaturas elevadas e risco de onda de calor. Já do meio para o fim da primavera a tendência é de temperaturas mais próximas da normalidade e também chuvas mais regulares do que as observadas em 2024 e 2023”, destaca Alexandrius.
Ele explica que, a partir da segunda quinzena de outubro, as ocorrências de chuvas serão mais regulares e volumosas na região, sendo muitas dessas precipitações acompanhadas de tempestades e fortes pancadas de fim de tarde.
Quanto à umidade do ar, no oeste paulista, esta deve permanece baixa em setembro devido à atuação de massas de ar seco. “Mas, a partir de outubro, volta a aumentar com o retorno das chuvas. Essa elevação da umidade, associada às temperaturas ainda elevadas da primavera, cria as condições ideais para a formação de chuvas intensas, muitas vezes acompanhadas de raios, ventos e até granizo”, anuncia o especialista.
Arquivo

Alexandrius: fim da primavera tem tendência de chuvas mais regulares do que observadas em 2024 e 2023