Inova Prudente inaugura Hotel de Projetos Inovadores

Espaço fomenta a idealização, prototipagem e validação de projetos de tecnologia e inovação, e será destinado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, egressos e pesquisadores 

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 14/08/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Espaço fomenta idealização, prototipagem e validação de projetos
Weverson Nascimento - Espaço fomenta idealização, prototipagem e validação de projetos

Nos últimos anos, a capital do oeste paulista tem se destacado quando o assunto é tecnologia e inovação. Na tarde de ontem, o município ganhou mais um espaço, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de ideias e soluções, através do programa Hotel de Projetos Inovadores inaugurado na Fundação Inova Prudente. O espaço estimula a idealização, prototipagem e validação de projetos de tecnologia e inovação, e será destinado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, egressos e pesquisadores de instituições de ensino superior. A expectativa para este ano é atender 50 pesquisas por meio de mentorias e pré-aceleração.
De acordo com o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, o espaço faz parte de um programa da administração municipal, que visa dar apoio e incentivo a ideias e soluções de problemas, a partir do uso da tecnologia e da inovação. “O principal objetivo do projeto é incentivar o egresso/pesquisador a desenvolver suas ideias, transformá-las em um projeto, criar um protótipo e, consequentemente, validar no mercado”. No hotel, além de toda estrutura disponível, a pessoa contará com cursos de capacitação, mentorias, workshops, oficinas, network, bem como encontros com especialistas para sanar dúvidas. 

Ideias em negócios

Na estrutura, o pesquisador terá 12 meses para transformar suas ideias em negócios a partir de três etapas definidas, acrescenta o titular da Setec: “Idealização é pensar e criar soluções inovadoras para o problema de sua pesquisa; a prototipação é transformar de forma efetiva a ideia e compreender se é de interesse do mercado; e a validação é a possibilidade de ser inserida no mercado”. 

O pesquisador terá 12 meses para transformar suas ideias em negócios a partir de três etapas definidas

Conforme a Inova, a nome hotel é utilizado na área de inovação pelo fato de os projetos serem hospedados para que possam ser acompanhados por um tutor ou gerente. Para tanto, a expectativa é que o empreendedor tenha vários caminhos, ou seja, posterior ao hotel, ele poderá fomentar o projeto em uma incubadora, participar dos editais de pré-aceleração da Inova e continuar desenvolvendo seu produto ou até mesmo abrir uma empresa. Sobre este assunto, o diretor-presidente da fundação, Bruno José Garcia Carnelós, acrescenta que o projeto vem para fomentar a economia criativa do país, principalmente, a regional. “A partir desse desenvolvimento dentro da Inova, essa pessoa poderá fechar um ciclo, ou seja, entrar com uma ideia, criar sua empresa, gerar empregos e assim por diante”.
O novo projeto, além de estimular a inovação e a tecnologia no município, também busca fixar o jovem na cidade, de forma que ele desenvolva o seu próprio potencial. Segundo Alessi, na próxima semana será feito o anúncio das vagas para acesso ao programa, que no primeiro momento será promovido de forma on-line. 
A cerimônia também contou com a entrega de certificados de participação aos 20 empreendedores do terceiro edital de aceleração de projetos inovadores. Para produção desta matéria, a reportagem levou em conta todas as medidas sanitárias visando à saúde pessoal e coletiva.

Fotos: Weverson Nascimento

hotel projeto inovadores inaugurado na Fundação Inova Prudente

Hotel de Projetos Inovadores foi inaugurado ontem na Fundação Inova Prudente

Rogério Alessi, secretário de Tecnologia da Informação, fala sobre Hotel de Projeto Inovadores inaugurado na Fundação Inova Prudente
Objetivo é desenvolver ideias para o mercado, explica Alessi

SAIBA MAIS

Inova Prudente publica edital para fixação de empresas em coworking

Criações de Itamar Xavier fazem da Inova Prudente uma galeria de arte

Novo Acelerador de Startups na Inova

Inova resgata histórias de 17 startups de sucesso

Publicidade

Veja também