Instituição leva arte e literatura a local de trabalho de industriários

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 29/12/2015
Horário 05:33
 

De acordo com Hilda Pereira de Souza, agente de atividades socioculturais do Sesi Furquim, em Presidente Prudente, o sistema tem como um dos seus tantos objetivos, levar a arte até o local de trabalho dos industriários. E em 2015, muitas foram as mostras fotográficas itinerantes, além da caixa de cultura que fica à disposição de trabalhadores da indústria.

A agente explica que o formato trabalhado na indústria é o mesmo das unidades do Sesi Prudente, assim, as exposições locais ocorrem, simultaneamente, permanecendo nas empresas por duas semanas e em pontos estratégicos, onde todos possam ter acesso.

As exposições foram: "Peru muito além de Machu Picchu", de Cibele Fabichak, que itinerou em cinco empresas atingindo um total de 2.474 funcionários. "México muito além do que você imagina", passou por cinco empresas, sendo apreciada por 1.350 pessoas. "Flores e Líquens", de agosto a outubro, em cinco empresas, vista por 1.042 pessoas. "Cores da Índia", de março a maio, em seis empresas, ganhando a atenção de 2.649 indivíduos "Caminhos de Artiga", de Arthur Rampazzo Roessle, em seis empresas, tendo 2.300 expectadores. E "Sertão Presente", de Paulo Barreto Cavalcanti, inclusive já passou em duas cidades da região, Junqueirópólis e Dracena, que circula até o final de janeiro, em empresas sem número ainda definido. Além de "Grafismo Urbano: a abstração das formas sob o olhar fotográfico", também itinerando até janeiro.

"Para entrar em itinerância é feito um edital e os melhores classificados têm seus trabalhos divulgados. A fotografia é uma arte que pode mostrar lugares e sensações que levam a refletir sobre algo que pode parecer simples e corriqueiro, mas não é... a miséria de um país, por exemplo, nos leva a pensar no que temos e não valorizamos", explica.

 

Caixa de Cultura

Exclusivo das indústrias contribuintes do sistema, trabalhadores também contam com o projeto Caixa de Cultura, transformada em obra de artes por diversos artistas, o objeto oferece um acervo variado que fica na empresa para uso dos industriários e seus familiares. "O agente vai até a empresa e faz toda uma mediação literária. A cada seis meses, são realizadas as trocas das caixas. Neste ano atendemos 47 empresas em Prudente e região e emprestamos 4.510 livros", destaca.
Publicidade

Veja também