Uma ação inédita de intercâmbio acadêmico internacional colocou professores da educação básica brasileira em contato direto com experiências de inclusão em escolas portuguesas. Entre os dias 10 e 24 de janeiro, seis mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei – Rede Nacional) participaram de uma imersão em Portugal, resultado de uma cooperação internacional entre a Unesp e a UAb (Universidade Aberta de Portugal).
Todos os participantes são docentes em exercício na rede pública e integram programas de formação continuada, reforçando o caráter prático e transformador da iniciativa.
MOBILIDADE COM INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA
A experiência foi organizada no âmbito da disciplina Práticas Inclusivas Internacionais e Realidades do Profei, ministrada pela Ana Patrícia Almeida, que acompanhou o grupo durante a viagem.
Para o coordenador nacional do Profei, Klaus Schlünzen Junior, a ação inaugura um novo modelo de intercâmbio acadêmico.
“Trata-se de uma mobilidade acadêmica estruturada, com forte intencionalidade pedagógica, voltada a conhecer e compreender realidades escolares em contextos internacionais”, destacou.
RELATO DE QUEM VIVEU A EXPERIÊNCIA
Entre os participantes esteve a professora Darlany Santana de Brito, que atua no AEE (Atendimento Educacional Especializado) no Colégio Municipal de Eraldo Tinoco, no distrito de Serrana-Brejões, na Bahia. Ingressante no Profei em 2024 pela Universidade Federal de Roraima, ela pesquisa o uso de jogos na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista, sob orientação do Rafael Vilas Boas Garcia.
Durante o intercâmbio, Darlany acompanhou atividades em escolas públicas de Figueira da Foz, Lisboa e Cascais.
“Essas vivências favoreceram a troca de saberes e o aprofundamento das discussões sobre inclusão, diversidade e estratégias pedagógicas voltadas à superação de barreiras de aprendizagem”, afirmou.
RAPIDINHAS
...
Hoje é o Dia do Agente de Defesa Ambiental. Amanhã será o Dia do Gráfico.
...
Janeiro que teve 31 dias passou voando, imagine fevereiro que só tem 28. Vai ser um vapt-vupt.
...
Narandiba, no Pontal do Paranapanema, entra no roteiro turístico do oeste paulista com atrações como as corredeiras do Rio Anhumas e um sítio arqueológico com inscrições rupestres.
...
Tem ainda as cachoeiras no Rio da Onça e Rio Laranjeiras e a Gruta do Índio, uma caverna com passagem de água subterrânea que sai numa lagoa, o circuito das frutas exóticas e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
...
Sete de dez italianos entre 18 e 39 anos continuam solteiros e morando com a família. São os mammoni, que vivem sob as saias das mães. Economizam casa, comida e roupa lavada.
...
Amigo da coluna tem um primo no sul da Itália, tão folgado e tão solteiro que aos 42 não só mora com a mãe como exige que ela lhe faça a barba.
...
Recentemente, o Ministério da Administração Pública descobriu uma italiana de 32 anos, formada há oito em Direito, que ainda morava com o pai e ainda processou o pai para pedir mesada.
...
O minestrone entornou. O governo agora propõe lei que obrigue os filhos adultos a saírem da casa dos pais.
...
O brasileiro já destina 16% do orçamento doméstico para as refeições fora do lar. O mercado de food cresceu 29% em 2021.
...
Ponto final: Antes pouco que nada.