Intercâmbio inédito leva professores da rede pública a Portugal para imersão em educação inclusiva

SINOMAR CALMONA

Parceria entre a Unesp e a Universidade Aberta de Portugal promove mobilidade acadêmica internacional de mestrandos do Profei e fortalece práticas inclusivas no Brasil

COLUNA - Sinomar

Data 06/02/2026
Horário 05:15
Participantes do programa de intercâmbio entre a Unesp e a universidade aberta de Portugal
Participantes do programa de intercâmbio entre a Unesp e a universidade aberta de Portugal

Uma ação inédita de intercâmbio acadêmico internacional colocou professores da educação básica brasileira em contato direto com experiências de inclusão em escolas portuguesas. Entre os dias 10 e 24 de janeiro, seis mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei – Rede Nacional) participaram de uma imersão em Portugal, resultado de uma cooperação internacional entre a Unesp e a UAb (Universidade Aberta de Portugal).
Todos os participantes são docentes em exercício na rede pública e integram programas de formação continuada, reforçando o caráter prático e transformador da iniciativa.

MOBILIDADE COM INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA
A experiência foi organizada no âmbito da disciplina Práticas Inclusivas Internacionais e Realidades do Profei, ministrada pela Ana Patrícia Almeida, que acompanhou o grupo durante a viagem.
Para o coordenador nacional do Profei, Klaus Schlünzen Junior, a ação inaugura um novo modelo de intercâmbio acadêmico.
“Trata-se de uma mobilidade acadêmica estruturada, com forte intencionalidade pedagógica, voltada a conhecer e compreender realidades escolares em contextos internacionais”, destacou.

RELATO DE QUEM VIVEU A EXPERIÊNCIA
Entre os participantes esteve a professora Darlany Santana de Brito, que atua no AEE (Atendimento Educacional Especializado) no Colégio Municipal de Eraldo Tinoco, no distrito de Serrana-Brejões, na Bahia. Ingressante no Profei em 2024 pela Universidade Federal de Roraima, ela pesquisa o uso de jogos na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista, sob orientação do Rafael Vilas Boas Garcia.
Durante o intercâmbio, Darlany acompanhou atividades em escolas públicas de Figueira da Foz, Lisboa e Cascais.
“Essas vivências favoreceram a troca de saberes e o aprofundamento das discussões sobre inclusão, diversidade e estratégias pedagógicas voltadas à superação de barreiras de aprendizagem”, afirmou.

RAPIDINHAS
...
Hoje é o Dia do Agente de Defesa Ambiental. Amanhã será o Dia do Gráfico.
...
Janeiro que teve 31 dias passou voando, imagine fevereiro que só tem 28. Vai ser um vapt-vupt. 
...
Narandiba, no Pontal do Paranapanema, entra no roteiro turístico do oeste paulista com atrações como as corredeiras do Rio Anhumas e um sítio arqueológico com inscrições rupestres.
...
Tem ainda as cachoeiras no Rio da Onça e Rio Laranjeiras e a Gruta do Índio, uma caverna com passagem de água subterrânea que sai numa lagoa, o circuito das frutas exóticas e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. 
...
Sete de dez italianos entre 18 e 39 anos continuam solteiros e morando com a família. São os mammoni, que vivem sob as saias das mães. Economizam casa, comida e roupa lavada.
...
Amigo da coluna tem um primo no sul da Itália, tão folgado e tão solteiro que aos 42 não só mora com a mãe como exige que ela lhe faça a barba.
...
Recentemente, o Ministério da Administração Pública descobriu uma italiana de 32 anos, formada há oito em Direito, que ainda morava com o pai e ainda processou o pai para pedir mesada. 
...
O minestrone entornou. O governo agora propõe lei que obrigue os filhos adultos a saírem da casa dos pais.
...
O brasileiro já destina 16% do orçamento doméstico para as refeições fora do lar. O mercado de food cresceu 29% em 2021.
...
Ponto final: Antes pouco que nada.

Publicidade

Veja também