Irmãos prudentinos farão volta ao mundo de carro

Fred, que é ator e o agrônomo José Eduardo, se aventurarão nos cinco continentes em três anos, divulgando ainda campanha social

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 05/09/2015
Horário 09:11
 

Uma das paixões do ator prudentino Fred Mesquita, 30 anos, é viajar. Ele revela que já esteve em cerca de 35 países e agora pretende partir numa grande aventura, no projeto "Me Leva Junto", com seu irmão, o agrônomo José Eduardo Moreira Rossi Junior, 32 anos. Mais que uma volta ao mundo de carro - que ganhou o nome de "Carona", a bordo do Carona, uma Toyota Bandeirantes 1998, toda adaptada -, os dois desejam, além de estreitar os laços familiares, levar informação e prevenção contra a hepatite pelos cinco continentes, passando por mais de 50 países, rodando de 160 a 200 mil quilômetros por, aproximadamente, três anos.

Durante a viagem, manterão um programa com vídeos, mostrando tudo por onde passar, além de postagens no site oficial, Instagram e Snapchat. Um livro de fotografias de cada lugar em que passarem, e outro contando a experiência vivida, também serão elaborados. A viagem deve começar em dezembro.

Fred conta que o Carona será a casa dos prudentinos e já entrou na mecânica. Após essa etapa, vem a parte de adaptações para deixar o carro mais confortável, depois marcenaria e reparos finais. O que deve levar de dois a três meses para ficar pronto e eles caírem na estrada.

Jornal O Imparcial Definida barraca de teto que José Eduardo e Fred usarão viagem, a partir de dezembro

Formado em Artes Cênicas, Fred diz que já viajou muito, por diversos lugares, e pelo caminho encontrou várias pessoas se aventurando de bicicleta, outras de mochila nas costas, e tinha esse desejo. Há tempos vinha programando.

No roteiro da dupla, a primeira etapa será percorrer as Américas (central, norte e sul) em aproximadamente um ano. A segunda, Europa, Rússia e África, e a terceira, Índia, Ásia, Austrália e Oceania. "Sairemos de São Paulo parando em algumas cidades do interior, como em São José do Rio Preto, depois, pretendemos descer até o último cantinho da Argentina, Ushuaia, Patagônia, subir o Chile, Bolívia, Equador e Colômbia, quando o carro será posto pela primeira vez num barco. E assim por diante", salienta.

 

Causa nobre

Além da aventura, essa viagem tem a forte questão social, onde em parceria com o Rotary - que fez a ponte entre os irmãos e ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatite) -, ficou estabelecido que os turistas farão a primeira Caravana Mundial de Erradicação da Hepatite: Hepatitis Zero.

De acordo com Fred, a proposta dessa aventura é ir além da volta ao mundo: dar sentido a essa jornada onde orientarão as pessoas sobre as hepatites virais, um dos maiores problemas mundiais de saúde, que mata duas vezes mais que a Aids. E dessa forma, enquanto conhecem novas culturas, paisagens remotas e vivem essa aventura surpreendente, poderem identificar portadores do vírus da hepatite, dar suporte clínico e psicológico, levar informações e conscientizar as pessoas de que, com diagnóstico precoce, é possível tratar e até erradicar a doença em todo o mundo em até 20 anos.

"Isso nos deu ainda mais motivação e há cerca de alguns meses começamos ir atrás de apoiadores. Em São José do Rio Preto, por exemplo, deixaremos o carro exposto no shopping, onde teremos uma tenda fazendo exames gratuitos, de hepatite", destaca.

José Eduardo ressalta que segundo pesquisas, em todo o mundo já são mais de meio bilhão de portadores das hepatites B e C. "A Organização Mundial da Saúde prevê que apenas 5% dos portadores estão diagnosticados. E que mais de 80% dos casos graves de doenças do fígado, como cirrose, câncer e até transplantes do órgão, são decorrentes de alguma dessas doenças", adverte.

"A hepatite pode ser fatal, mas se diagnosticada a tempo, o portador pode ter 100% de cura. No caso da hepatite B, há vacina que previne a doença e há medicamento que elimina o vírus por completo, que aguarda aprovação para entrar no mercado", acrescenta Fred.

 

A vida é agora

Segundo Fred, ele e o irmão ficaram muitos anos distantes e essa viagem será uma nova descoberta para os dois. "Das duas uma: ou nos tornamos melhores amigos, ou nos matamos no primeiro destino ", brinca.

Fred - que hoje vive em São Paulo e ministra palestras motivacionais por todo o Brasil -, comenta que trabalhou como ator e diretor teatral com grandes nomes do teatro brasileiro, como Antunes Filho, e da América Latina. Com o Teatro Experimental de Cali, na Colômbia, percorreu cerca de 15 países.

Ele, que já estava há dez anos no teatro, começou a questionar o porquê gostava tanto de fazer isso e descobriu que sua satisfação estava em ajudar as pessoas. Fez então uma especialização em PNL (Programação Neurolinguística) em Coaching e Hipnose Clássica, e começou a palestrar sobre o desenvolvimento humano em seus três pilares: motivação, liderança e segurança do trabalho. Juntando assim suas paixões.

O ator conta que já fez uma volta pela costa brasileira em um veleiro, e diz ser um curioso pela vida, que adora conhecer novas culturas, tentando entender a mente humana. "Muitos me consideram maluco. Aprendi que a vida é o ‘agora’, que devemos viver o mais intensamente possível e tentar desfrutar o que de melhor ela pode nos oferecer. Não falo de coisas materiais e sim de experiências: e muitas delas nenhum dinheiro é capaz de comprar!", pontua.

 

José Eduardo

Irmão mais velho, considerado mais sério, morou a vida toda em sua cidade natal, onde fez sua vida e carreira. É formado em Agronomia, mas não se encontrou profissionalmente na sua área de formação. Está em busca de novos horizontes e um novo caminho profissional. É arredio, desconfiado e a parte mais racional dessa dupla.

É a primeira vez que sai em viagem sem data certa para voltar. A primeira rota internacional foi acompanhando Fred, ao Canadá, em 2013. Depois, se mudou de mala e cuia para a capital paulista para os preparativos da expedição. "Há alguns anos buscava novos desafios e algo que me desse prazer. Decidi largar tudo para ir atrás do desconhecido. Topei esse desafio e espero me encontrar nesse caminho", ressalta.

 

saiba mais

"CARONA"

Tudo a ver com a causa social dos irmãos, o automóvel que utilizarão já foi uma ambulância do exército e agora com toda adaptação poderá proporcionar essa viagem ao mundo dos dois. Está preparado para enfrentar todos os desafios previstos nesses cinco continentes, como do extremo frio às variadas e mais altas temperaturas, e terrenos: do deserto à neve, da praia às montanhas. Além de estradas de terra, areia, cascalho, trilhas, asfalto, grandes rodovias e até as pequenas ruas e vielas. O "Carona" foi adaptado para servir de casa para os irmãos, quando não houver parada ou hospedagem.

 

CONTATOS

Para os interessados em acompanhar a expedição dos irmãos ou manter algum contato, o site do projeto é o www.melevajunto.com.br; Facebook: www.facebook.com/melevajuntooficial; instagram @melevajunto e o e-mail: contato@melevajunto.com.br.
Publicidade

Veja também