Jornalista lança livro que escreveu a partir de historinha com as filhas

Giselle Tomé e suas meninas ilustradoras, Sofia e Maria Clara, apresentam “O monstro da meia”, criado em momento lúdico das 3, agora materializado em 40 páginas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/12/2023
Horário 08:09
Foto: Cedida
A mamãe escritora com as filhas ilustradoras Sofia, à frente, e Maria Clara ao fundo
A mamãe escritora com as filhas ilustradoras Sofia, à frente, e Maria Clara ao fundo

Na época da pandemia, naquele momento em que todo mundo não sabia muito o que estava acontecendo, o que esperar do futuro, tomada também por esses sentimentos, a jornalista e mãe, Giselle Tomé, de Presidente Prudente, resolveu escrever um livro com lembranças da família, de sua infância e adolescência, intitulado “Cartas para a vida”, como forma de presentear sua primogênita, Sofia Tomé Kuhn, hoje com 11 anos. Agora, ela acaba de lançar um segundo livro, “O monstro da meia”, desta vez com a participação de Sofia e também de sua caçulinha, Maria Clara Tomé Kuhn, 6 anos. As duas fizeram a ilustração da obra.

“Esse segundo tem um gostinho especial, porque foi feito com as meninas, num momento lúdico nosso, com a proposta de apresentar a elas outras ferramentas além do digital. Tanto por isso que fiz na versão impressa. O objetivo maior do livro é incentivar as crianças a vivenciar o mundo da escrita”, expõe a jornalista.  

Giselle conta que “Cartas para a vida” não teve nenhum intuito comercial, foi especificamente para distribuir entre a sua família mesmo. Já “O monstro da meia”, quem quiser adquirir terá essa oportunidade, pois além de físico, a ideia dela é disponibilizá-lo depois em e-book também.

Naquele primeiro livro, ela sentiu muito receio de vir a faltar e não ter falado algumas coisas para as suas meninas. Então, fez um livro com crônicas, um pouquinho sobre a história da vida delas. “Ou seja, o primeiro livro fiz para as meninas. Esse segundo fiz com as meninas’! E sobre um personagem que criamos. Isso é muito especial”, exclama a jornalista.

A historinha de mãe e filhas

A jornalista narra que mesmo tendo sido feito somente para a família, a repercussão do primeiro livro foi grande com muitas pessoas procurando, querendo saber se era possível ter acesso, se estava à venda. E com as meninas vivenciando tudo aquilo, ela então comentou com as filhas: “Por que a gente não faz um livrinho com vocês? Ai a gente conta a historinha do monstrinho da meia”. 

Por que “O monstrinho da meia? A autora lembra que principalmente no frio, é aquela briga das mães pedindo para as crianças colocarem alguma coisa no pé para não pegarem “friagem”, resfriado... Daí, a mãe coloca a meia e daqui a pouco lá está a criança sem meia. Ou não acha o par da meia. 

“O PRIMEIRO LIVRO FIZ PARA AS MENINAS. ESSE SEGUNDO FIZ COM AS MENINAS’! E SOBRE UM PERSONAGEM QUE CRIAMOS. ISSO É MUITO ESPECIAL”
Giselle Tomé

“E era bem assim em casa. Então eu brincava que tinha um monstrinho dentro de casa que deveria estar pegando essas meias. Que a gente nunca encontrava. Porque elas nunca estavam com as meias. A gente nunca achava, depois que lavava as meias. E assim surgiu ‘O monstrinho da meia’. Sentamos, escrevemos a historinha e depois elas ilustraram”, conta orgulhosa a mamãe de Sofia e Maria Clara.

"Gostei muito de fazer, foi muito divertido e gostoso fazer isso com minha irmã e minha mãe. Adorei o resultado", diz Sofia. "Achei muito legal, nem todo mundo tem essa oportunidade", observa a pequena Maria Clara.

FICHA TÉCNICA
Autor: Giselle Tomé
Editoração, projeto gráfico e designer: Luiz Fernando Estevan Rota 
Ilustradores: Maria Clara Tome Khun e Sofia Tomé Khun
Revisão: Tchiago Inague Rodríguez
Editora: Midigraf, de Londrina
Páginas: 40

SERVIÇO
Aos interessados em adquirir um exemplar, entrar em contato com a jornalista e autora do livro, Giselle Tomé, pelo WhatasApp (18) 99798-3999.

Cedida

A jornalista com os pais Manuela e Fernandes quando escreveu “Cartas para mim”
 

Publicidade

Veja também