Jornalista prudentino, hoje em TO, lança livro com 20 contos políticos

“A noiva e outros contos políticos”, a segunda obra do autor Cleber Toledo, será lançada no dia 17 deste mês, em Palmas; vendas ocorrem pela internet

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/08/2023
Horário 09:00
Foto: Glauber Matos
Cleber se formou e trabalhou na Unoeste, assim como neste jornal
Cleber se formou e trabalhou na Unoeste, assim como neste jornal

O jornalista prudentino, Cleber Toledo, que atualmente reside em Palmas (TO), lança no dia 17 deste mês, um novo livro de ficção, “A noiva e outros contos políticos”. Segundo o autor, são 20 contos políticos, escritos a partir de 2015. “Os textos recortam temas da política, como a relação partidária, compra de votos e de apoio eleitoral, fracasso pessoal com a política, manipulações diversas, a política como negócio familiar, entre outros”, explica o jornalista. O lançamento será das 19h às 22h, na Livraria Leitura, no Capim Dourado Shopping, em Palmas.

De acordo com o escritor, o livro saiu da editoração em junho e entrou na gráfica em julho. “Assim, vou lançá-lo em agosto. Para quem não mora no Tocantins, será possível adquiri-lo pelo site da editora Veloso”, informa.

Sobre a ideia de escrever este livro, Cleber diz que sempre foi apaixonado pelo gênero literário conto. Desde jovem lê muitos contistas e passou a produzir textos do gênero com 22 ou 23 anos. Em 1995, chegou a lançar um livreto com dois contos, que se chama “Contos que te conto”, e outros inéditos da época. No entanto, se afastou da ficção em seguida e passou a se dedicar somente ao jornalismo e à produção de análises políticas e crônicas. 

“Em 2015, me senti estimulado a retomar os contos e voltei a escrevê-los. Pela editora Veloso, publiquei alguns textos dessa sua nova fase em duas antologias, o ‘Anuário de Poetas’ e ‘Escritores do Tocantins’ [Veloso] de 2021 e 2022. Antes disso, em 2020, lancei o livro ‘2018: crise fiscal, política e 3 eleições’”, menciona.

Conforme Cleber, nesses anos de retorno ele desenvolveu esse estilo de conto político rápido, com recortes de momentos. “Gostei demais e produzi quase 30 textos. Desses, selecionei 20 que mais se encaixaram nesse estilo, digamos, cortante. São esses que compõem ‘A noiva e outros contos políticos’. A ideia a partir de agora é me dedicar à produção de vários livros de contos nos próximos anos”, frisa o escritor.

Até a exaustão

De acordo com o jornalista, ele passou os últimos oito anos escrevendo e revisando muito este trabalho, até a exaustão. Inclusive, acabou atrasando o processo de editoração porque não conseguia parar de reler. “Mas chega uma hora que batemos na parede do nosso limite. Aí não há mais nada a fazer e soltamos a ‘cria’. Nesses oito anos fui escrevendo e aperfeiçoando o estilo dentro do que buscava: momentos da política que levam à reflexão, textos curtos e cortantes”, reforça. 

Como avaliação deste trabalho, Cléber reflete: “Sou jornalista há 31 anos e cheguei à profissão porque queria ser escritor. Amo ler bons autores e o desafio da escrita do conto. Sempre digo que é uma engenharia: no conto, nada pode sobrar ou faltar, ou o prédio fica torto. Aí a leitura não flui dentro de um ritmo agradável”, destaca. 

Pensa em lançar o livro em Prudente?

“É uma possibilidade a se estudar. Prudente é um lugar especial em minha vida, onde tive muito prazer em trabalhar por seis anos em O Imparcial e de estudar e trabalhar na Unoeste [Universidade do Oeste do Paulista]. Lugar onde fiz alguns dos meus melhores amigos”, ressalta o prudentino. 

“ACHO QUE A GRANDE MENSAGEM É QUE O POLÍTICO NADA MAIS É DO QUE UM DE NÓS, COM VIRTUDES E DEFEITOS. ASSIM, SE QUEREMOS POLÍTICOS MELHORES, TEMOS QUE PRODUZIR CIDADÃOS MELHORES”
Cleber Toledo

O jornalista cita que esse livro de contos leva à reflexão sobre a prática política sob os mais diversos pontos de vista: do eleitor, do financiador de campanhas eleitorais, do dirigente partidário e do mandatário. “Acho que a grande mensagem é que o político nada mais é do que um de nós, com virtudes e defeitos. Assim, se queremos políticos melhores, temos que produzir cidadãos melhores”, acentua o jornalista. 

E ele complementa que não é só questão de votar melhor, apesar de também o ser, mas de que sociedade está produzindo, qual a qualidade de ser humano que sai das casas, das escolas, das igrejas, do trabalho, para ingressar na vida pública. “Pois são os frutos dessa sociedade, bons ou maus, que vão conduzir a coisa pública. Dessa forma, no fundo, se esses frutos são ruins toda a sociedade tem sua parcela de culpa”, enfatiza.

Cleber Toledo

Jornalista desde 1992, Cleber Toledo é formado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Unoeste, onde também lecionou. Já atuou em jornais do Paraná, São Paulo e Tocantins, exercendo as principais funções. No Tocantins, foi professor do curso de Publicidade e Propaganda das faculdades Objetivo. De 2003 a 2005, lecionou no Ceulp/Ulbra (Centro Universitário Luterano de Palmas), nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Em 12 de março de 2005, criou o blog Clebertoledo.com.br, que originou a atual Coluna do CT. No dia 16 de dezembro de 2009, o jornalista recebeu da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Tocantinense; no dia 10 de setembro de 2010, a medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa de Goiás; e no dia 26 de abril de 2019, o título de Cidadão Gurupiense, concedido pela Câmara de Gurupi (TO). 

Ficha Técnica
“A noiva e outros contos políticos”
Autor: Cleber Toledo
Editora: Veloso
Nº Páginas: 152
Valor: R$ 60

SERVIÇO
Os interessados em adquirir um exemplar de “A noiva e outros contos políticos” podem comprá-lo pelo site da editora Veloso, onde inclusive, tem o primeiro livro do jornalista, “2018”: crise fiscal, política e 3 eleições’. (http://livrariaveloso.lojaintegrada.com.br/none-112744017)

Glauber Matos

Capa do livro “A noiva e outros contos políticos”

 

Publicidade

Veja também