Jovens com notas acima de 900 falam de desempenho no Enem

Pontuação da redação tem grande peso e causa muitas expectativas nos que fizeram a prova enquanto aguardam os resultados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/03/2023
Horário 07:22
Foto: Freepik
Alunos de Prudente se destacam na redação do Enem
Alunos de Prudente se destacam na redação do Enem

Foram divulgados os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e uma das maiores expectativas dos jovens acaba sendo em relação à pontuação da redação que tem grande peso na nota, e o tema foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Em Presidente Prudente, a reportagem conversou com três estudantes da rede estadual de ensino que tiraram notas acima de 900 na dissertação. Que orgulho, não? Dois deles são egressos da Escola Estadual Dr. José Foz e um da EE Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro.
O primeiro deles, que tirou a nota mais alta, é Gabriel Rodrigues Amorim, 18 anos, que concluiu o ensino médio em 2022 e obteve 940 pontos! O que foi uma surpresa para ele, que não esperava que fosse tão bem a ponto de passar de 900. Ele atribui seu bom desempenho a sua dedicação aos estudos e ao tempo de prova, que soube administrar bem.
Segundo Gabriel, o tema também foi favorável, pois, tanto sua professora de português, Luciana Boin, passava redação sobre o assunto, como o professor de Sociologia, Lucas Andrade Guido, abordou a temática em sala da aula. “Dessa maneira acabou me incentivando a treinar, o que facilitou para desenvolver o tema na hora de escrever a redação”, expõe Gabriel.
Conforme o estudante, ele sempre teve o hábito de estudar por conta própria, algumas vezes redação, estruturas, temas que são favoráveis, outros que se devem ser evitados ou até citações e repertório. “Percebi que criar ou pegar um modelo de redação não seria eficiente para mim, então, desenvolvi a redação sem um. Fui testando durante a prova e vendo o que parecia funcionar e dar certo com o resto da ideia do texto”, explica como foi seu momento.
Gabriel acredita que uma boa nota como a sua pode abrir muitas oportunidades. Ele passou em Química no vestibular da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, para iniciar em março. “Mas, se com essa nota eu conseguisse Química em uma faculdade como a Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], seria mito bom”, explana Gabriel.

Medicina ou Engenharia?

Na dúvida ainda entre fazer Engenharia Aeronáutica ou Medicina, Nathália Torres Monteiro, também de18 anos, é aluna da Escola Estadual Dr. José Foz e obteve 920 pontos em sua redação, o que a deixou não somente bastante surpresa, como muito feliz! Para se sair bem, Nathalia conta que fez algumas aulas de redação em um cursinho particular, então, muito de sua nota ela atribui ao professor Gouveia, que propiciou a ela diversos aprendizados. “Já a outra parte, eu atribuo a mim mesma, que estudei e me esforcei para alcançar essa nota, e aos meus pais, Edgard Monteiro e Solange Torres Monteiro, que se esforçaram para conseguir pagar essas aulas e me incentivaram muito”, agradece a jovem, que fazia redação toda semana e entregava para o professor corrigir, assistia vídeos na internet sobre como fazer uma redação e como melhorar sua parte gramatical.
Nathália ressalta que “superacredita” que o tema foi favorável, porque estava muito em alta no momento e por ser fácil de ser dissertado. “Em muitas faculdades a redação tem peso 5, então, irá me ajudar bastante, pois jogará minha nota para cima”, comemora Nathália.

Fotos: Cedidas

Gabriel tirou 940 na redação do Enem

Nathália está na dúvida se cursará Medicina ou Engenharia Aeronáutica

Publicidade

Veja também