Jupyra democratizou o ensino musical e se tornou referência

De acordo com Rejane, coordenadora da Escola Municipal de Artes, profissionais que dela saíram hoje atuam na cidade, em escolas particulares de educação básica, em projetos como o Guri e Aquarela

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/03/2023
Horário 07:15
Foto: Reprodução
Tem muita gente que sobrevive com a arte da música que aprendeu na Escola Municipal
Tem muita gente que sobrevive com a arte da música que aprendeu na Escola Municipal

Rejane Martinez, coordenadora da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, enfatiza que a importância da escola na formação de músicos de Presidente Prudente é gigantesca. Isso porque em 1952. quando foi fundada. tinha o objetivo mesmo de ter alguma coisa em formato municipal com profissionais capacitados específicos para o ensino da música e do teatro. “Na época só existiam aulas particulares. Era uma coisa bastante elitizada. A Escola de Artes democratizou o ensino da música em Prudente e se tornou referência”, acentua.
De acordo com Rejane, profissionais que dela saíram hoje atuam na cidade, em escolas particulares de educação básica, em projetos como o Guri e Aquarela. A maioria desses professores que atuam nesses segmentos é egressa da Escola Municipal de Artes. Sem contar o número imenso de alunos que colocam, há muito tempo, praticamente todos os anos, nas grandes universidades como Unesp (Universidade Estadual Paulista), USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas)
Ela destaca que tem ex-alunos instrumentistas em grandes orquestras, outros que são maestros no Brasil e fora do país. Anualmente tem o curso técnico de nível médio que dá certificação pelo MEC (Ministério da Educação). Ou seja, todos os anos lançam no mercado técnicos em música que podem não só trabalhar enquanto profissionais que ensinam música, mas como músicos em grupos de música popular, de choro, bandas, orquestras, de bar. “Enfim, a importância da Escola Municipal de Artes no cenário municipal, regional, estadual e nacional é muito importante! Tem muita gente que sobrevive com a arte da música que aprendeu na Escola Municipal”, exclama.


 

Publicidade

Veja também