Lar Santa Filomena abre campanha de arrecadação de materiais recicláveis

Assistente social da ONG relata que ação visa conscientizar a população sobre a necessidade da reciclagem no contexto atual; projeto também está sendo executado junta às crianças acolhidas pela entidade

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 21/05/2023
Horário 04:10
Foto: Cedida/Lar Santa Filomena
Alunos Ana Carla, Kaio Alexandre e Kauã são uns dos mais empenhados na campanha de arrecadação de itens recicláveis do Lar Santo Filomena
Alunos Ana Carla, Kaio Alexandre e Kauã são uns dos mais empenhados na campanha de arrecadação de itens recicláveis do Lar Santo Filomena

O Lar Santa Filomena, de Presidente Prudente, iniciou, na semana passada, a campanha de arrecadação de materiais recicláveis. A ação visa conscientizar a população prudentina sobre a necessidade da reciclagem no contexto atual. Para a entidade, o que ontem foi lixo amanhã será fonte de renda para a instituição.

Segundo a assistente social do Lar Santa Filomena, Adriana Cunha, a ação também está sendo executada junto às crianças, de seis a 15 anos, acolhidas pela instituição. “O primordial da campanha é a gente entender a importância do nosso meio ambiente, a importância dos produtos e materiais que podem ser reutilizados, reciclados. O grande objetivo da ação é o conscientizar, é o educar para o novo”, relata Adriana.

Ela indica que a campanha não tem meta e nem uma data para ser finalizada. Adriana pontua que os materiais indicados para a reciclagem são: papelão, garrafas pets, latinhas metálicas e óleo de cozinha.

As entregas destes materiais também podem ser feitas pela população diretamente na sede do Lar Santa Filomena, que fica na Rua Luís Carlos Ferrari, 125, no Jardim Itapura, em Presidente Prudente. “A gente tem um local onde tem uma destinação própria para estes materiais”, explica a assistente social da ONG (organização não governamental. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“A destinação é feita para uma empresa, que nos paga por este material arrecadado pela gente. O dinheiro arrecadado vai ser utilizado no projeto, tanto no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, quanto no projeto social da entidade, onde fazemos o contra turno escolar”, relata Adriana.

Atualmente, cerca de 150 crianças são atendidas pelo projeto “Conhecimento Além da Escola”, desenvolvido pelo Lar Santa Filomena.

 

RESPEITO MÚTUO ENTRE AS PESSOAS
Para Adriana Cunha, o objetivo de conscientizar as crianças e a população de Presidente Prudente, junto ao terceiro setor, parte de um respeito mútuo entre as pessoas para com a questão ambiental. A assistente social usa a problemática do surto de dengue no município como exemplo. “Quando o ‘eu adulto’ não reciclo, automaticamente, não estou mostrando ao meu pequeno a questão educacional do respeito ao meio ambiente. Hoje a gente tem um surto enorme de dengue na cidade. Por que a gente só vê a dengue quando ela está em surto? Será que a gente precisa que o nosso meio ambiente ‘grite’ para entendermos que é necessário fazer algo diferente?”, questiona Adriana.

Leia mais:

Campanha arrecada mais de 300 presentes para o Lar Santa Filomena

Ação leva ao Lar Santa Filomena prevenção e conscientização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também