Leite de ovelha e a saúde humana

OPINIÃO - Marilice Zundt

Data 17/02/2022
Horário 04:30

Você já experimentou leite de ovelha? Essa bebida apresenta sabor leve e adocicado, além de alta cremosidade. Está sendo amplamente utilizada na produção de queijos, como o feta, o qual fez muito sucesso nas redes sociais em receitas de macarrão e tomate cereja, e o famoso roquefort, originado do sul da França, o qual apresenta sabor encorpado e picante. Além dos excelentes iogurtes, todos esses apreciados na indústria nobre ou nos atuais espaços “gourmet”. As ovelhas são animais ruminantes e têm sido ordenhadas há milênios, aproximadamente 13 mil anos, enquanto a domesticação das vacas se deu 4 mil anos depois. Desde então, o leite tornou-se um alimento importante para nutrição humana.
Mas, o que tem nesse leite que o torna tão especial? Precisamos conhecer melhor os reais benefícios que este alimento pode oferecer, a fim de aumentarmos o consumo diário e potencializarmos seu uso na culinária brasileira.
Quando o comparamos aos demais tipos de leite (vaca, búfala, cabra) podemos observar um menor teor de sódio e maior de nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio, vitaminas do complexo B, bem como A, D, E e C. Atenção especial deve se dar aos níveis de cálcio, pois o leite ovino apresenta 50% a mais deste importante mineral, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças como osteoporose. Outro fator relevante na composição é que este apresenta cerca de 150% a mais de vitamina C e 160% a mais de biotina, vitamina essencial para o bom funcionamento do corpo como um todo. 
Em relação à quantidade de gordura, apesar de o leite ovino apresentar quase que o dobro do encontrado no leite de vaca, é preciso deixar claro que nem toda essa gordura é ruim. As encontradas no leite das ovelhas (mono e poliinsaturadas), se consumidas em quantidades adequadas, podem realmente ajudar a diminuir o colesterol total no organismo. 
E os intolerantes à lactose, podem consumir esse leite? Em pesquisas realizadas recentemente, observou-se que mais de 40% da população brasileira apresenta algum tipo de intolerância à lactose e que muitas vezes não são diagnosticadas, sendo importante ressaltar a informação que todos os leites de mamíferos possuem lactose. Logo, o leite de ovelha possui. No entanto, como os teores de gordura e proteína são maiores, estes alteram a relação entre os constituintes, fazendo com que a lactose presente seja bem mais tolerada pelo organismo.
Sendo assim, podemos elencar dez benefícios diretos para a saúde humana, ao consumir produtos derivados de leite de ovelha: 1) auxilia o sistema imunológico, 2) importante para o crescimento e desenvolvimento de tecidos e células, 3) rico em elementos antioxidantes, 4) devido aos altos níveis de folato, é um grande aliadona saúde reprodutiva feminina, 5) pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol total, 6) auxilia dietas restritivas e com grande necessidade de proteínas, 7) a digestão láctea é facilitada pelo menor tamanho dos glóbulos de gordura, 8) ajuda no ganho de massa muscular, 9) pode colaborar para diminuir a pressão arterial, 10) aumenta a densidade mineral óssea no corpo.
Deu para perceber que o leite produzido pelas ovelhas é realmente excepcional? Sendo assim, que tal acrescentar esses produtos no seu dia a dia? Vamos unir o útil ao agradável, consumindo um alimento super nutritivo, saudável e ao mesmo tempo saboroso!
 

Publicidade

Veja também