Lhama morre por possível picada de jararaca na Cidade da Criança

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 19/04/2018
Horário 09:16
Cedida AI/ Cidade da criança - Lhama tinha quatro anos e pesava aproximadamente 108 quilos
Cedida AI/ Cidade da criança - Lhama tinha quatro anos e pesava aproximadamente 108 quilos

Uma lhama que vivia na Cidade da Criança, em Presidente Prudente, foi encontrada morta na manhã de ontem, pelos profissionais do local. O macho, que tinha aproximadamente 180 quilos e quatro anos de vida, morreu, possivelmente, por uma picada de cobra e o enterro ocorreu na tarde de ontem, no próprio parque ecológico.

Conforme a médica veterinária do local, Erica Silva Pellosi, mesmo sem ter encontrado sinais de picada no animal, por causa do pelo, todos os sintomas registrados indicam para uma possível picada de jararaca. “Não se sabe corretamente, mas acionamos um veterinário patologista, especialista em necropsia, sendo que ele encontrou sintomas como hemorragia no local, o que leva a crer a causa da picada”, lembra.

A veterinária lembra que o animal foi encontrado logo no início da manhã, no espaço que era reservado exclusivamente para ele, sendo que o macho era o único da espécie na Cidade da Criança. Sobre possíveis formas de se evitar novos casos de morte por picada de cobra, Erica lembra da dificuldade encontrada, já que são 104 hectares de mata de parque ecológico, sendo que os profissionais não podem interferir na vida dos animais de vida livre.

Já a bióloga, Isabela Alves de Lima Sakita, afirma que o enterro da lhama ocorreu na tarde de ontem, na Cidade da Criança, já que o macho era de grande porte e não teria como enviá-lo para uma empresa incineradora. “Neste caso, abrimos um buraco para o enterro e aplicamos cal no local para não haver problemas como a contaminação do solo. Foi uma surpresa e um grande susto para todos nós”, ressalta. A via que dá acesso ao espaço da lhama precisou ser interditada para os trabalhos.

Publicidade

Veja também