Líder do prefeito

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/11/2021
Horário 04:14

Jovem e com bom histórico de vida e de atuação política comunitária e partidária, o vereador Ivan Itamar (PSB) é indicado pelo prefeito Ed Thomas (PSB) para o ser o seu líder na Câmara Municipal de Presidente Prudente.

DUAS LIDERANÇAS
Ivan já era o líder da bancada formada por três vereadores. Como permanece nessa função, então agora exerce duas lideranças. Sua indicação como líder do prefeito foi oficializada na segunda-feira desta semana.  

O QUE ALTEROU
Inicialmente, a bancada do PSB era formada por Ivan, pelo presidente da Câmara, Demerson da Saúde, e a Professora Joana D´Arc, que assumiu a Secretaria Municipal de Educação. Ela era a líder do prefeito. Assumiu o cargo de vereador Anderson Silva.

COLÉGIO DE LÍDERES
Como líder da bancada, Ivan tem a prerrogativa de representá-la em algumas situações internas junto à presidência e em reuniões do colégio de líderes, como são os casos de indicações de nomes para compor comissões permanentes e outras sazonais.

DEFESA DE INTERESSES
Como líder do prefeito é quem defende os interesses do governo nas votações em articulação com todos os vereadores e diante da possibilidade de insucesso na aprovação pode pedir o adiamento e até a retirada do projeto.

EM MENOS TEMPO
Outro aspecto importante da atuação do líder do prefeito é dar celeridade para projeto que chega à Câmara com o pedido de urgência. O prazo para o Executivo é de 40 dias; mas por votação do Poder Legislativo, a pedido do líder, pode ocorrer no mesmo dia.

QUASE DOIS ANOS
Ivan acumula a experiência legislativa de 1 ano na 16ª Legislatura, como suplente que assumiu a vaga com a morte do vereador José Carlos Roberto “Café (1966-2015) e como vereador empossado em 1º de janeiro deste ano na 18ª Legislatura.

TRÊS ELEIÇÕES
Pelo PT, foi suplente de vereador nas eleições de 2021 com 1.327 votos. Em 2015, apesar dos 2.015 votos e o 5º lugar na votação geral não se elegeu por vota de quociente eleitoral. Nas eleições de 2020 foi o mais votado do PSB, com 2.316 votos.

BRASIL NOVO
Ivan foi presidente da Associação de Moradores do Brasil Novo e da última vez que foi eleito teve que abdicar do cargo por ter sido eleito vereador, mas permanece atuando do lado do eleito vice e que assumiu a presidência Gilberto Cavalcante.

DUAS SEMANAS
Foram dois encontros entre Ivan e Ed Thomas num prazo de 15 dias, para resultar na aceitação e indicação. O prefeito manifestou sua confiança no vereador pela conduta série e honesta; e a disposição de trabalhar por uma Prudente Melhor. 

DEFESA CIVIL
Às 10h desta quarta-feira (9) consta da agenda do prefeito Ed Thomas a entrega de viaturas pela Defesa Civil do Estado para Presidente Prudente e municípios da região, em solenidade no Horto Florestal.

ÓPERA ITALIANA
Para comemorar a obtenção de cidadania italiana, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) recebe nesta quarta-feira (9) o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, em apresentação noturna de ópera no Centro Cultural Matarazzo. 

Publicidade

Veja também