Lista reúne 300 endereços de Prudente para doações e descarte correto do lixo

Documento, atualmente em PDF, é compartilhado em grupo virtuais, mas será hospedado em plataforma online e relançado em junho, na Semana do Meio Ambiente

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/04/2024
Horário 06:12
Foto: Freepik
Levantamento aponta diversos locais para devido descarte de vários tipos de materiais
Levantamento aponta diversos locais para devido descarte de vários tipos de materiais

Mais de 300 endereços de locais de Presidente Prudente que recebem doações, bem como de espaços para o descarte correto de produtos, envolvendo um total de 48 diferentes itens. Todos reunidos em um único documento, atualmente em PDF (Portable Document Format) - formato de arquivo popular que apresenta textos e imagens sem software ou aplicativos -, mas que será hospedado em uma plataforma online e relançado em junho, na Semana do Meio Ambiente. O responsável pela elaboração desta lista, o geógrafo e servidor público municipal, técnico ambiental na Secretaria Municipal de Educação, Frederico Gambardella de Moraes, 47 anos, ainda revela que, com auxílio de três amigos, além de disponibilizar o acesso ao rol em um portal eletrônico, a intenção é os endereços sejam apontados em um mapa virtual.

“No momento, a lista está apenas em PDF e está sendo repassada em grupos de rede virtual e pode ser solicitada pelo meu instagram [@fred.gambardella]. Após as solicitações de novas inclusões de nomes e entidades, pretendemos relançar uma nova versão atualizada e, reitero, não há cobrança nenhuma para essa inclusão e posterior divulgação”, explica o dono da ideia. Conta que seu intuito com a elaboração da lista é melhorar o acesso da população a informações que hoje se encontram distribuídas em diversos sites e redes sociais. “Essa ação tem o objetivo de levar ao conhecimento de todos os moradores tais informações para diminuir o descarte incorreto e irregular de resíduos nas lixeiras, terrenos baldios, ruas, praças e áreas próximas a rios, e também procura informar a população dos locais para que todos possam doar alimentos não perecíveis e objetos novos e usados”, frisa. 

Lembra que o levantamento foi iniciado em maio do ano passado, com revisão de três dias em fevereiro deste ano, e nova atualização, de dois dias, no mês passado. Para a coleta dos locais para o descarte correto de resíduos, foram consultados sites de associações de empresas que, através da Lei nº 12.305/2010, precisam dispor de SLR (Sistemas de Logística Reversa) através dos TCLR (Termos de Compromisso de Logística Reversa) com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e governo federal. “Estas associações devem informar a disponibilidade de endereços para que o consumidor final possa descartar corretamente seu resíduo e que seja realizado o transporte e destinação ambientalmente correta”, esclarece. “Em relação aos espaços para doações, entrei em contato direto ou através de sugestões de inclusão de entidades ou pessoas que recebessem tais objetos”, complementa.

Itens relacionados

O levantamento conta com endereços para doações de produtos como: alimentos, barras chatas de metal, brinquedos em geral, cartelas vazias de medicamentos, calçados, disco de arado, eletrônicos, embalagens de aerossóis, itens infantis, lacre de latas de alumínio, livros, madeira, material escolar, material de construção, mola de suspensão, móveis para residência, retalhos novos e tecidos, roupas de cama, roupas, serra de marmoraria, tampinhas plásticas e de metal.

Quanto aos locais de descartes apontados no levantamento, estes recebem: animais mortos, baterias inservíveis de chumbo e ácido, eletroeletrônicos e celulares, embalagens de agrotóxicos, embalagens plásticas usadas de lubrificantes, filtros usados de lubrificante automotivo, embalagens vazias de aerossóis, frascos de perfumes e cosméticos, lâmpadas, latas de aço, medicamentos em desuso ou vencidos, meias de algodão usadas, metais, óleo comestível usado, óleo lubrificante automotivo usado, papéis em geral, pilhas e baterias portáteis, plástico em geral, pneus, resíduos de construção civil, resíduos verdes (jardinagem, grama, folhas, galhos e troncos), roupas usadas (e sem possibilidade de doação para uso), vidros e seringas (usadas por insulinodependentes).

“Sabemos que, quanto mais fácil localizar uma informação hoje, mais rápido agiremos. E, com esse documento, procuro minimizar o descarte incorreto de resíduos e também direcionar nossas boas ações de doação para entidades e pessoas que realizam um trabalho sério. Ou seja, o intuito é que joguemos cada vez menos no lixo e reaproveitemos o máximo”, conclui Frederico.

Cedida

Frederico Gambardella: "Intuito é que joguemos cada vez menos no lixo e reaproveitemos o máximo"

Publicidade

Veja também