Livro retrata memórias de docentes da Unesp

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 18/06/2016
Horário 10:57
 

No dia 20 de junho ocorre o lançamento de um livro que conta a história da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente: "Memórias docentes sobre o início da Unesp em Presidente Prudente: busca por meio de imagens (1975-1980)". Os autores são Édison Trombeta de Oliveira e Arilda Inês Miranda Ribeiro. O evento, aberto ao público, será no auditório da faculdade, às 16h30.

Jornal O Imparcial Capa do livro que será lançado na Uneps na tarde de segunda-feira

De acordo com Édison, que trabalhou na universidade como servidor técnico-administrativo entre 2009 e 2014, a obra refere-se a sua pesquisa de mestrado, sob a orientação da professora Arilda, junto ao programa de pós-graduação em Educação, defendida em 2014. Conforme ele, discute-se a história da Educação superior com base na imagem como evocadora da memória. Com foco na universidade, contextualiza a área desde os jesuítas para chegar às categorias de resistência no interior paulista, mesmo em tempos de Ditadura Militar.

"Eu já tinha como objetivo aliar meus conhecimentos na área de Comunicação Social , para trabalhar com a história da instituição. Então, decidimos fazer essa pesquisa, investigar, nascendo o livro. Pelo âmbito histórico, sempre trabalhamos para reelaborar o passado, entender como ele exerce influências no presente e como trabalhar com isso em nosso futuro", ressalta o autor.

Édison comenta que a história pesquisada está em 258 páginas, divididas em prefácio dos professores doutores Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho (diretor e vice-diretor da faculdade), quatro capítulos (1. Introdução; 2. História Memória, Imagem: apontamentos sobre o método; 3. A Unesp no contexto do ensino superior brasileiro; 4. Lembrar, não lembrar: a memória falada) e nove apêndices, que incluem todas as entrevistas realizadas, na íntegra.

O livro está à venda no site da Editora CRV (https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=produto_detalhesHYPERLINK "https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=produto_detalhes&pid=31460"&HYPERLINK "https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=produto_detalhes&pid=31460"pid=31460) e, por ser lançamento, está com valor promocional de R$ 47,90. A entrega dura em média cinco dias.

 

Colaboradores

Os entrevistados são: Leny Teixeira (professora aposentada da casa); Eliseu Spósito (foi aluno e funcionário da Unesp e ainda é professor) e sua esposa Maria Encarnação Beltrão Spósito (também professora); Ruth Künzli (professora aposentada da universidade, mas ainda ativa na vida acadêmica); Helena Faria de Barros (professora aposentada); Marcos Alegre (professor aposentado que também foi diretor da FCT); Thereza Marini (professora aposentada); Alvanir de Figueiredo (professor aposentado da casa que também foi diretor) e Lucia Ferri (professora aposentada).

"A pesquisa de mestrado levou entre um ano e meio e dois para ser concluída, e depois disso começamos a pensar na publicação desse material. Contando que a defesa do mestrado foi no segundo semestre de 2014, e o livro ficou pronto no primeiro semestre de 2016, soma-se aí mais um ano e meio, mais ou menos", salienta.

 

A obra


O autor expõe que o público do livro é bem heterogêneo. Pelo lado acadêmico, pesquisadores da área de história, de educação e de comunicação podem se interessar, por tratar da intersecção entre essas três áreas e ter contribuições tanto metodológicas quanto de conteúdo específico a elas.

No entanto, o público em geral pode lê-lo, uma vez que, para além da teoria, o objeto do livro é algo próximo de todos e, na parte mais "prática" da obra, ela assemelha-se um pouco a uma narrativa da história da Unesp no período, os principais acontecimentos e consequências.

O escritor diz que várias são as curiosidades do livro, mas tem uma que ele acha interessante é que o irmão da atriz Aracy Balabanian, Armen Mamigonian, foi docente da instituição no período da instação do campus. E em uma manifestação pela manutenção dos cursos na cidade, ela veio para Prudente.

"Segundo os relatos de alguns entrevistados, esse episódio foi marcante. Insisti bastante com a assessoria de imprensa dela para sabermos um pouco a respeito, mas houve uma série de imprevistos e foi uma pena, mas não conseguimos", lamenta .

 

 

SERVIÇO


AOS INTERESSADOS


O lançamento do livro será nmo auditório da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista), situada na Rua Roberto Simonsen, 305, Jardim das Rosas, Presidente Prudente.
Publicidade

Veja também