Lixo nos bueiros e remoção de caçambas incomodam a Vila Geni

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 29/01/2017
Horário 15:20



Os moradores da Vila Geni, na zona oeste de Presidente Prudente, a descrevem como um bairro bem abastecido. Embora sua infraestrutura não conte com escolas ou postos de saúde, há unidades de fácil acesso nas imediações. No entanto, o que ainda gera discussão entre os munícipes, desde que a reportagem visitou a área pela primeira vez, há cerca de dois anos e meio, é a quantidade de bueiros. Segundo eles, o número é insuficiente para a absorção da água em períodos de chuva.

Jornal O Imparcial Na ausência de caçambas, descartes são feitos em terreno baldio

O comerciante Nilton Ruas de Abril, 69 anos, afirma que o bairro só possui bocas de lobo no fim de sua extensão, precisamente na Rua Guadalajara. "Isso quer dizer que, quando chove, a água vai descendo até chegar lá embaixo, onde finalmente consegue ser escoada", comenta. A dona de casa Mayara Camila Souza Silva, 28 anos, também está incomodada com a persistência do problema e pede que mais bueiros sejam abertos em diferentes pontos do bairro. A aposentada Maria José da Silva, 68 anos, por sua vez, salienta que, provavelmente por conta do depósito irregular de lixo, os bueiros, já em pequena quantidade, acabam inundando e alagando a Guadalajara. "Vira uma piscina. Os carros não conseguem passar", indica.

O descarte de lixo na via mencionada não é um problema exclusivo aos bueiros, apontam os residentes. Segundo eles, a Guadalajara dispunha de três caçambas para o descarte de lixo, entretanto, "foram retiradas pouco tempo depois".

Mayara lamenta a situação, pois, com a medida, as pessoas passaram a depositar os entulhos em um terreno baldio da rua. "Aquilo virou um verdadeiro lixão", frisa. Para Maria José, o que motivou a remoção das caçambas foi a atitude de determinados cidadãos, que "colocaram fogo nos dispositivos para queimar o lixo". "Estourou toda a pintura das caçambas. Não demorou muito e a Prefeitura fez a retirada", relata. A aposentada destaca que há duas placas solicitando que os moradores não joguem lixo no terreno, mas sem sucesso.

Procurado, o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, informou que as caçambas foram retiradas devido aos atos de vandalismo. "Muitas pessoas estavam ateando fogo no lixo, o que trazia riscos de incêndio, portanto, elas foram retiradas para manutenção. Além disso, em virtude da grande utilização das caçambas, houve um problema logístico para atender a demanda", expõe.

O titular da pasta denota que está sendo realizada uma readequação e que as caçambas deverão ser recolocadas no local até o fim do primeiro semestre deste ano. Quanto ao acúmulo do lixo nos bueiros, Portella solicita que a população fique atenta às datas de coleta do lixo e da coleta seletiva, de forma a evitar o acúmulo desnecessário de entulhos nas ruas e o carregamento pelas águas das chuvas. "O lixo e resíduo acumulados é o que resultam no entupimento dos bueiros", pontua.

A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que esteve sexta-feira no bairro, para realizar um levantamento e verificar quais são as providências que devem ser tomadas com a maior brevidade possível, a fim de resolver esta questão relacionadas aos bueiros da Vila Geni.

 

 

Estrutura do bairro


Ano de aprovação: 1953

Área de loteamento: 221.916,00 m²

Quadras: 31

Construções: 675

Terrenos baldios: 49

Fonte: Cadastro Técnico/Seplan

 

 
Publicidade

Veja também