Lojas e prudentinos se adequam ao novo horário

Com a mudança, a partir de terça, feiras livres começam a funcionar a partir das 17h

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 04/11/2018
Horário 04:59
José Reis - Relógios sofrem alteração assim que comprados pelos clientes
José Reis - Relógios sofrem alteração assim que comprados pelos clientes

Embora o horário de verão seja para todos, aqueles que acordam cedo ou que trabalham dependendo do tempo devem se atentar mais aos ponteiros do relógio. O padeiro Gilson Lindomar Nicoleti é um desses. Acostumado a ficar acordado até às 2h para a produção de pães, o prudentino se queixa da alteração de horário, pois deixará a rotina mais cansativa. “Vou dormir tarde e acordo às 4h para começar a assar, até me adaptar ao novo horário é difícil, mesmo que eu já viva essa rotina há 25 anos, é sempre demorado para acostumar”, explica.

A moradora de Martinópolis, Bianca Pereira dos Santos, 20 anos, concorda com o padeiro. A estudante, que acorda todo dia às 5h30 para trabalhar em Prudente, explica que não gosta muito do horário de verão, porém, não há outra alternativa, a não ser se acostumar. “O trajeto da minha casa até onde pego o transporte para trabalhar é longo, fazê-lo no escuro será mais perigoso que o normal”, expõe.  Além disso, para ela, o novo sistema só tira o ânimo da rotina. “Os dias parecem mais cumpridos”, relata.

Enquanto isso, na Relojoaria Nipon, no centro de Prudente, os funcionários já possuem um esquema para a chegada do horário. “Temos bastante relógios aqui, então sabemos que o horário deve ser acertado sem falta em todos”, conta a vendedora Natália de Oliveira Silva. Mesma coisa na Topázio Joias, o proprietário, Dorival Neves da Silva, explica que apesar de trabalhar mais cansado, já está acostumado com a mudança. “De resto não altera em nada na rotina”, pontua.

Esse contexto não se repete na Padaria Morumbi. De acordo com o proprietário, Estevan Valter Rotta, a produtividade e o horário de trabalho não sofrem os impactos do novo horário. “Trabalhamos aqui quase 24 horas, temos três turnos, então já é algo que estamos acostumados”, frisa.

Na Catedral São Sebastião, o relógio foi alterado às 12h de ontem. De acordo com a secretária da paróquia, Mariana Santos Bosso, o processo é simples. “O relógio é digital então é só alterar e pronto”, acentua.

Feiras livres

Nem as feiras livres escaparam das mudanças de horário. Segundo a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), as 23 feiras de Presidente Prudente começam a funcionar a partir das 17h durante todo o horário de verão - o funcionamento normal é a partir das 16h. A mudança começa a valer na terça-feira.

De acordo com Amarildo José de Araújo, diretor de departamento de comércio da pasta, a mudança foi decida para deixar o ambiente mais confortável tanto para os feirantes quanto para os consumidores. “Evita que fiquem expostos ao sol quente, tanto as pessoas quanto as mercadorias”, relata. Além disso, possibilita uma formação maior de público. “A feira da Manoel Goulart, por exemplo, ficará funcionando até às 22h, as pessoas acabam frequentando mais e se torna benéfico aos feirantes”, explana.

 

 

Publicidade

Veja também