Lumen et Fides destina mais 122 cadeiras de rodas e de banho a pacientes do SUS na região

Equipamentos contemplam solicitações de Prudente, Rancharia e São João do Pau d'Alho, a fim de oportunizar mobilidade e independência aos usuários beneficiados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/02/2024
Horário 16:56
Foto: Lumen et Fides
Cadeiras são destinadas sem qualquer custo aos pacientes ou municípios
Cadeiras são destinadas sem qualquer custo aos pacientes ou municípios

Lumen et Fides, por meio do CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), referência em reabilitação física na região de Presidente Prudente, entrega neste mês de fevereiro 122 cadeiras de rodas a pacientes dos municípios de Prudente, Rancharia e São João do Pau d'Alho.

Para o presidente da Lumen, Geraldo Nespoli Berardinelli, essa ação é de grande impacto na região. “Entregando 122 cadeiras de rodas, entre as de banho e motorizadas, para pessoas com mobilidade reduzida, nosso objetivo é proporcionar mais autonomia e qualidade de vida para aqueles que mais necessitam”, afirma.

A destinação já ocorreu em Rancharia e São João do Pau d'Alho. Em cada uma dessas localidades, famílias inteiras foram beneficiadas com os equipamentos, que são essenciais para a locomoção de pessoas com dificuldades motoras.

"A Lumen et Fides, organização sem fins lucrativos, tem como missão promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos, e essa ação solidária é apenas uma das diversas atividades que a organização realiza em prol da comunidade", expõe a instituição.

A entrega contou com o apoio de funcionários e parceiros, que se uniram para proporcionar essa grande conquista para as pessoas beneficiadas. "Além disso, a Lumen et Fides também ofereceu orientação e suporte para o uso correto e adequado das cadeiras de rodas, garantindo assim a segurança e o conforto dos usuários", complementa a entidade.

A fisioterapeuta Larissa Borba explica que a ação propicia mais independência aos beneficiados, que poderão se deslocar com mais facilidade. "Além disso, a entrega das cadeiras de rodas também representa um passo importante para a quebra de barreiras e a promoção da inclusão social", pondera. Ela acrescenta que a avaliação é realizada para selecionar o modelo e os acessórios adequados da cadeira de rodas, de acordo com a condição clínica e as medidas do paciente.

Como funciona

Para conseguir a cadeira, o paciente deve ser usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e possuir solicitação médica da rede. O município, mediante o pedido, entra em contato com o CER 2 para agendar a avaliação do paciente por meio do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo). Aqueles que estão acamados ou têm maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da Lumen, Manoel Dionísio Filho, a entidade realiza a entrega nas cidades jurisdicionadas ao DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), sem qualquer custo para o paciente nem para o município, pois os equipamentos são custeados pelo Faec (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação), que é um recurso federal.

"A Lumen et Fides continua empenhada em promover ações que transformem vidas e contribuam para uma sociedade mais justa e igualitária", pontua a instituição.

Publicidade

Veja também