Luminária artística de PVC é tema de oficina no Sesc Thermas

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 31/07/2016
Horário 11:17
 

As luminárias artísticas de cano de PVC (policloreto de vinil) e demais materiais plásticos têm ganhado cada vez mais o gosto das pessoas, e, consequentemente, mais espaço no mercado de decoração. A técnica também é curiosa, e, pensando nisso, o Sesc Thermas de Presidente Prudente ofereceu uma oficina de artesanato para a fabricação das luminárias.

O curso, ministrado pelo artesão Anderson Lourenço de França, de Marília (SP), terminou ontem e foi dividido em cinco encontros. "A proposta é transformar os canos em belas luminárias, em um processo artesanal de esculpir, entalhar, recortar, moldar e pintar os pedaços de cano", comenta o professor da oficina.

Jornal O Imparcial Luminárias artísticas ganham gosto das pessoas e espaço no mercado de decoração

De acordo com Anderson, este curso faz parte de um projeto de arte sustentável. "Esse material, que é muitas vezes descartado na natureza, de forma indevida, demora séculos para se decompor, e a gente aproveita para reutilizá-la", relata. Além de ministrar a aula, o professor comercializa suas peças pelo Mercado Livre. "Tenho uma boa clientela na internet. Se as pessoas tomarem gosto, mesmo, isso pode se tornar uma fonte de renda. Uma luminária pode custar cerca de R$ 150, ou mais", destaca.

E os participantes aprovaram. No quiosque do Sesc havia aprendizes de várias faixas etárias. A aposentada Maria de Lourdes, 66 anos, fez sua luminária com a imagem de São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais. "Aprendi uma nova função, com algo tão bonito e gostoso de fazer. Além disso, é uma terapia para mim. Exercito a mente", relata. Fátima Alonso, 61 anos, aposentada, por sua vez, diz que vai aplicar o novo ofício para decorar sua casa e presentear amigos e familiares.

André Luis Costa, 11 anos, também participou da ação, acompanhado da mãe. Ele gosta de arte, mas mexer com energia elétrica também foi um dos fatores que o motivou a buscar o aprendizado. "Gosto de mexer com sistema elétrico, e nesta oficina aprendemos a montar a luminária do zero, até a instalar os fios que vão à tomada", comenta.

 
Publicidade

Veja também