Luta contra a Covid continua

EDITORIAL -

Data 21/08/2022
Horário 04:15

Mais um importante passo foi dado na luta contra a Covid-19. Desde que a pandemia teve início, há mais de dois anos, grande parte das pessoas ansiava pela imunização. Naquela época, o futuro era incerto, muitas dúvidas nos rondavam: será que a vacina é realmente confiável? Qual das vacinas é mais indicada? Qual seu efeito em longo prazo? Realmente, ainda há muitos questionamentos a respeito desse imunizante. Mas, o que não resta dúvida é que, se estamos conseguindo retomar nossas vidas com “normalidade”, é graças ao que já foi chamada de dose da esperança, e que hoje sabemos que, muito mais do que esperança, ela nos ajudou a voltar a viver.

Foi após a vacinação que começamos a ver o número de infectados cair, assim como a quantidade de internados, intubados e de óbitos. Aquelas cenas terríveis, dignas de filmes, em que não havia leitos disponíveis, tantos outros improvisados, profissionais da saúde exaustos, pais, mães, avôs, avós, filhos, filhas, família inteiras devastadas. Muitos, sequer, conseguiram se despedir decentemente de seu ente querido, levado por este vírus que surgiu na China, e que logo se tornou um terror global.

A notícia que muitos pais aguardavam foi dada. Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos com deficiências e comorbidades, que precisam ser comprovadas mediante apresentação de laudo, conforme orientação do governo do Estado. Logo logo, a cobertura vacinal atingirá as demais crianças dessa faixa etária.

Por se tratar dos nossos pequenos é óbvio que os questionamentos a respeito da vacina – que para eles será a Coronavac – se tornam ainda mais evidentes. Por isso, caso se sinta inseguro com relação a ela, converse com o pediatra do seu filho. Tire todas as suas dúvidas para que possa agir da melhor forma possível. Lembrando que a responsabilidade de levar nossas crianças para se vacinar é toda nossa!

 

 

Publicidade

Veja também