MÊS DA BÍBLIA: mês para aprender a amar!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 05/09/2021
Horário 05:45

No mês de agosto Jesus nos chamou. Agora em setembro Ele nos forma com Sua Palavra. Setembro é o mês da Bíblia! Neste ano em que se celebra os 50 anos (1971-2021) da dedicação de setembro como o mês da Bíblia na Igreja no Brasil, a CNBB propõe o aprofundamento da Carta de São Paulo aos Gálatas com o lema: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Roguemos ao Bom Deus que fomente em nossas comunidades reflexões profundas ao redor da Sagrada Escritura, sustente a caminhada cristã com a força da presença Divina e, aumente o apetite do povo pela Palavra. A Palavra de Deus nos norteia a marchar rumo ao céu. Muitos são os que levam no coração e vida algum versículo bíblico, que garante o sucesso na missão. A Palavra é viva e impulsiona a Igreja a perseverar na caridade. Que a Palavra Eterna nos lembre sempre que fomos "separados para o Evangelho de Deus" (Cf. Rm 1,1). Esse era o lema de episcopado de dom José María Libório Camino Saracho (in memoriam), 4° bispo diocesano de Presidente Prudente, chamado para a casa do Pai no último dia 30 de agosto de 2021, aos 89 anos. Ele nos ajudou a viver justamente isso: sejamos gente separada, santa, fiel, comprometida com o Evangelho e com o Amor. dom José faz parte do rol dos poucos homens que lutaram por aqueles desvalidos. Fazia do seu ministério episcopal a extensão da mão de Jesus de Nazaré, que tocava os que estavam à margem. Abraçou a causa dos "sem esperança", "sem sentido na vida", e assim, deu vida e dignidade a muitos. Foi um apóstolo da causa social e um arauto da luta em prol aos desfavorecidos. Alguém que transformou a Palavra de Deus em pé na estrada e mãos estendidas. Denunciou a injustiça e mostrou o caminho para repará-la. Espalhou sementes de Amor, justiça e esperança. Dedicou a vida em defesa dos mais pobres e desassistidos da sociedade. dom José não pode jamais ser esquecido. Do céu interceda pela nossa Igreja Particular de Presidente Prudente e não nos faça esquecer o que sempre dizia: "A maneira com que recebes os humildes mostra o quanto amas Deus".  (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

 

MINI SERMÃO:
 

23º Domingo do Tempo Comum (Mc 7,31-37)

Abre-te! Porque somos interiormente surdos e mudos pelo pecado, Jesus fez-se um de nós. Ele nos fez capazes de escutar a Sua voz: A voz do amor. É preciso aprender a linguagem do amor. Viver sem amar é ter se fechado sem nunca ter tentado se abrir. O amor abre os olhos, a boca, o coração. Quem é atingido pelo amor se abre imediatamente ao outro! Abra-se ao amor! (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA – PIRAPOZINHO:
Missas:
 

Sábado às 19h30 – Igreja Matriz;     
 

Domingo às 07h, 10h e 19h – Igreja Matriz | às 08h30 – Capela São Francisco de Assis | às 10h – Capela N. Sra. das Dores.

MENSAGEM DO PAPA:

O ensinamento que nos advém deste episódio é que Deus não está fechado em si mesmo, mas abre-se e põe-se em comunicação com a humanidade. Na sua misericórdia imensa, supera o abismo da diferença infinita entre Ele e nós, vem ao nosso encontro. Para realizar esta comunicação com o homem, Deus faz-se homem: para Ele não é suficiente falar conosco mediante a lei e os profetas, mas torna-se presente na pessoa do seu Filho, a Palavra feita carne. Jesus é o grande “construtor de pontes”, que constrói em si mesmo a grande ponte da comunhão plena com o Pai. Mas este Evangelho fala-nos também de nós: muitas vezes estamos fechados em nós mesmos, e criamos muitas ilhas inacessíveis e inospitaleiras. Até as relações humanas mais elementares por vezes criam realidades incapazes de abertura recíproca: o casal fechado, a família fechada, o grupo fechado, a paróquia fechada, a pátria fechada. E isto não é de Deus! Isto é nosso, é o nosso pecado. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2015)

Padre Rafael Moreira Campos    
Vigário da Paróquia São João Batista – Pirapozinho/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Veja também