Machadense cria letra e música do hino de Caiabu, que ainda não oficializou canção 

Daniel Macedo conta que, após pesquisa sobre hinos, descobriu que município não tinha um e resolveu compor melodia; prefeita diz que hino será posto em votação pelo Legislativo da cidade

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 05/12/2023
Horário 08:09
Foto: Cedida
Daniel Macedo possui em seu canal no YouTube cerca de 60 composições autorais 
Daniel Macedo possui em seu canal no YouTube cerca de 60 composições autorais 

“Do Tupi, olhos d'água da mata. Marimbondo ou Terra Queimada. De Ouro Branco, sua origem retrata. A Nova Esperança d'Oeste semeada”, assim começa o que pode vir a ser o primeiro hino de Caiabu, composição criada pelo músico e jornalista machadense, Daniel Macedo, autodenominado Lorde Dannyelvis. 

Ele possui em seu canal no YouTube cerca de 60 composições autorais que vão de marchinhas de carnaval a músicas românticas, do sertanejo raiz a canções religiosas, de sambas a músicas de “sofrência”, e, ultimamente, hinos. “Eu costumo dizer que fui batizado três vezes: pelo padre ainda bebê; musicalmente nos anos 70 pelo poeta Cesar Cava; e nos anos 80, na imprensa, pelo saudoso mestre Adelmo Vanalli no O Imparcial. Somando o curso de Direito na Toledo, aperfeiçoei meu dom musical, reforçado pelos estudos e pesquisas, daí a importância das composições, sobretudo, de hinos”, conta Daniel Macedo, que passou a se dedicar integralmente à música há duas décadas, em 2003.

Recentemente, após pesquisa sobre hinos, Daniel relata que descobriu que Caiabu não tinha um e resolveu compor a música para o município de pouco mais de 4 mil habitantes, que fica a aproximadamente 40 km (quilômetros) de Presidente Prudente. 

“Com trabalho e fé integrada. Sob um céu de infinito azul. Por Santo Antônio, abençoada. Germinou, floresceu, Caiabu”, segue o hino do município que foi emancipado de Regente Feijó ao final de 1953.

O músico conta como se dá a composição das letras de hino e que, a partir da mesma receita, nasceu a canção sobre Caiabu: “Sem salada de chavões lacianos [sic], claro, usando requisitos específicos, como a origem da cidade, seu histórico, etimologia dos nomes, no Brasil, muito do tupi-guarani, seus pioneiros, o padroeiro e mínimos rebusques, sai a obra. Foi assim no hino de Caiabu, que até então, não tinha este símbolo cívico”, explica o músico. 

“Sua história é um progresso brilhante. De um passado de lutas. O presente que ufano. Saga de pioneiros, Ferreira, Galindo e Cavalcanti. Marangoni, Itimura, Marini e Chico Baiano. Dentre outros heróis, Caiabu sempre avante. Um celeiro de glórias no oeste sorocabano”, continua a letra. 

O músico diz que para compor o hino pesquisou pelos pioneiros de Caiabu, entre eles estão membros da família Marangoni, mesmo sobrenome do deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP), nascido em São Paulo, mas que tem laços em Caiabu. 

Daniel entrou em contato com o parlamentar, que gostou da ideia e resolveu ser o mecenas da canção. “Achei oportuno, a família Marangoni, por ter um representante da cidade e região no congresso nacional. Entrei em contato com o deputado e ele resolveu bancar os custos do hino e doar para o município”, conta o músico. 

“Caiabu, terra de amor. Fraternidade, fé e união. Ordem com labor e a paz de Deus, pulsando em nosso coração”, termina a canção do que pode ser o primeiro hino de Caiubu.  Segundo a prefeita Suelen Mative (Republicanos), o município aguarda o recebimento do termo de doação do hino, que será posto em votação pelo legislativo da cidade. 

 O HINO NA ÍNTEGRA 

“Do Tupi, olhos d'água da mata.
Marimbondo ou Terra Queimada.
De Ouro Branco, sua origem retrata.
A Nova Esperança d'Oeste semeada.

Com trabalho e fé integrada.
Sob um céu de infinito azul.
Por Santo Antônio, abençoada.
Germinou, floresceu, Caiabu.

Sua história é um progresso brilhante.
De um passado de lutas.
O presente que ufano.
Saga de pioneiros, Ferreira, Galindo e Cavalcanti.
Marangoni, Itimura, Marini e Chico Baiano.
Dentre outros heróis, Caiabu sempre avante.
Um celeiro de glórias no oeste sorocabano.

Caiabu, terra de amor.
Fraternidade, Fé e União.
Ordem com Labor e a Paz de Deus,
Pulsando em nosso coração”. 

Publicidade

Veja também