Mais do que diversão, carnaval impulsiona o turismo e a economia

EDITORIAL -

Data 24/01/2020
Horário 04:01

Após seis anos de jejum, Presidente Epitácio volta a realizar o seu tão tradicional e animado carnaval, com as escolas de samba fazendo bonito no sambódromo da Avenida Juliano Ferraz Lima, na orla. Desta vez, além das veteranas Unidos da Ribeira, Vila Maria e Águia de Ouro da Vila Palmira, a Doce Mar faz sua estreia na festa, que ocorre entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com ensaio, desfiles e show. A entrada ao evento será franca, exceto o camarote, que terá sua renda destinada às próprias agremiações, para a realização da folia no ano que vem.

As apresentações em 2020 poderão ser vistas a partir das 22h. Não haverá competição. O intuito principal, com a retomada do carnaval - que ficou alguns anos sem ser realizado, por falta de verba -, é a união. A festa, que já chegou a ser considerada a segunda melhor do Estado de São Paulo, deve reunir neste ano, conforme a organização, 60 mil foliões de toda a região e até de outras cidades.

Tudo vem sendo preparado carinhosamente pelas escolas, para garantir belos desfiles e, consequentemente, bom público: carros alegóricos sendo montados, sambas-enredos ensaiados e fantasias confeccionadas. A empolgação é geral, tanto de quem participa como de quem espera pelo que está por vir...

Ganha quem assiste, mas também, com certeza, muitos artistas que têm a oportunidade de divulgar o seu trabalho, como é o caso dos compositores, estilistas, artesãos e costureiras, sem contar os ambulantes que podem faturar um dinheirinho extra com a venda de “comes e bebes” na avenida.

Muito mais que proporcionar uma forma de lazer aos foliões, o carnaval acaba movimentando a economia e o comércio - lojas de roupas e calçados, restaurantes e hotéis estão entre os segmentos que mais faturam - com a presença de milhares de visitantes e, contribuindo assim, com a geração de emprego e renda para a cidade.

Como sempre foi, o carnaval de Epitácio tem tudo para voltar a ser um show de beleza, encanto e magia. Resta ao público comparecer e prestigiar.

Publicidade

Veja também