Mais que incentivar o hábito de ler, feira "ensina, brincando"

EDITORIAL -

Data 06/04/2022
Horário 04:15

Na correria do dia a dia, as pessoas acabam abusando do consumo de lanches e doces, entre outras guloseimas e, ocupadas com o trabalho e estudos, se esquecem da limpeza correta dos dentes. Os refrigerantes, com ou sem açúcar, destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental, atingindo não só crianças, mas também jovens, adultos e até mesmo os idosos.
O ideal, para quem não consegue se livrar do hábito, é se atentar às dicas dos especialistas e fazer de tudo para que a saúde não seja comprometida. Mas existem vários outros vilões. Qualquer alimento, por exemplo, que tenha corante, é extremamente prejudicial. Contribuem para a formação de cáries, machas e gengivite. Em casos mais extremos, pode ocorrer até a perda dos dentes.
Com o objetivo de abordar o tema e alertar, sobretudo os pequenos, sobre os cuidados com a saúde bucal, a Feira Popular do Livro, que ocorre até domingo na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, terá no próximo sábado, uma programação com diversas atividades educativas realizadas pela Equipe de Prevenção Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 12h.
Haverá teatro de fantoches, oficina de arte, contação de histórias e orientações sobre técnicas de escovação. A ação contará com a participação de duas dentistas e duas auxiliares em saúde bucal. Uma excelente oportunidade das crianças aprenderem brincando.
Os pais desde cedo precisam orientar os pequenos sobre os métodos adequados de higiene oral. Escovar bem os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, ou sempre após as refeições, é o primeiro deles. O uso do fio dental e a prática de uma dieta equilibrada, incluindo todos os principais grupos de alimentos, também podem ser adotados pelas crianças. Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, mas, principalmente, de saúde.
Sem contar que na feira, além de informarem sobre saúde bucal, eles também vão adquirir conhecimento e cultura, ao fazerem a compra de livros. Há obras disponíveis de diversos gêneros, como aventura, suspense, romance e literatura infantil, com preços a partir de R$ 10. Super acessível. Hora de renovar a estante, doar o que já leu ou não usa, e se aventurar em novas histórias!
Educação, cultura e lazer. Tudo em um único espaço. A Feira Popular do Livro deixa de ser um mero lugar de compras, para servir de troca de experiências e aprendizado e até mesmo um espaço para fazer amizades.
Se você tem um (a) pequeno (a) em casa aproveite para levá-lo ao evento!
 

Publicidade

Veja também